A Puglia, no sul da Italia, é uma região percorrida ao longo dos séculos por cavaleiros, peregrinos e comerciantes. Da Murgia ao Salento. Do interior ao litoral. Aqui listo alguns Caminhos na Puglia para serem feitos a pé ou de bicicleta.

A Via Francigena é o caminho que muitos peregrinos faziam saindo de todos os cantos da Europa, principalmente, da França (Via da Terra dos Francos), para conhecer o túmulo do apóstolo Pedro em Roma ou continuar em direção à Puglia, onde estavam localizados os portos de embarque para a Terra Santa. O trecho de Roma até Santa Maria di Leuca é chamado de Via Francigena del Sud e atravessa as regiões de Lazio, Molise, Campania e Puglia e toca, por exemplo, as cidades de Troia, Andria, Bari, Brindisi, Lecce, Otranto e Santa Maria di Leuca. A Via della Costa Salentina que liga Otranto a Santa Maria di Leuca é um dos trechos mais bonitos da Francigena del Sud.

No entanto, a Via Appia (Via Ápia) era a estrada rainha que ligava Roma a Brindisi que na época romana era o porto mais importante para a Grécia e para o Oriente, de onde partiam os barcos para a Terra Santa. Saindo de Roma, a Via Appia passa pelas regiões da Campania e Basilicata e entra na Puglia por Gravina in Puglia. O caminho passa por Grottaglie, Taranto e Oria até chegar em Brindisi. Enquanto, a variante Via Appia Traiana percorre o litoral da Puglia passando por Bari, Polignano a Mare, Fasano e Brindisi.

 

Caminhos na Puglia

Os Cammini Federiciani (Caminhos de Federico II) são 7 etapas com um total de 130 km no coração da Puglia Imperial, saindo de Gioia del Colle passando no meio do Parco Nazionale dell’Alta Murgia pelas cidades de Gravina in Puglia e Andria até chegar em Trani.

A Ciclovia dell’Acquedotto Pugliese ou ciclovia dell’acqua é uma percurso de 500 km que parte de Caposele (Avellino, na Campania) e acaba em Santa Maria di Leuca, no extremo sul da Puglia. O trecho da ciclovia oficialmente aberto atravessa o Vale d’Itria, de Locorotondo passando por Cisternino, Ostuni e Ceglie Messapica. Por enquanto, o resto da ciclovia ainda não foi construído, mas podemos dizer que existe uma ciclovia não oficial.

O Cammino del Salento (Caminho do Salento) tem 138 km de extensão e seis etapas. Começa em Lecce e acaba em Santa Maria di Leuca passando por Galatina, Otranto, Santa Cesarea Terme e Castro.

A Rotta dei Due Mari (Rota dos Dois Mares) é uma viagem que liga o Mar Adriático ao Mar Jônico. Começa em Polignano a Mare e chega a Taranto. O caminho tem cerca de 126 km de extensão e passa por Castellana Grotte, Alberobello, Locorotondo e Martina Franca.

O Cammino Materano (Caminho de Matera) consiste em seis diferentes vias, mas os dois percursos mais acessíveis são a Via Peuceta (de Bari a Matera) e a Via Ellenica (de Brindisi a Matera). A Via Peuceta tem 168 km e 7 etapas. Começa na Basílica de San Nicola di Bari e passa por Altamura e Gravina. Enquanto, a Via Ellenica são 290 km divididos e 8 etapas. Começa em Brindisi e passa pelas cidades do Valle d’Itria e pelo Parco delle Gravine.