A história e a paisagem da Puglia são ricas em castelos normandos, suábios e aragoneses. Portanto, durante a sua viagem pelo sul da Itália, inclua em seu roteiro 5 castelos na Puglia que certamente merecem uma visita.

 

5 Castelos na Puglia

5 Castelos na Puglia: Castel del Monte

O Castel del Monte, em Andria, é um dos símbolos da Puglia e o museu mais visitado da região. Obra do Imperador do Sacro Império Romano, Federico II, o castelo reúne elementos culturais do norte da Europa, do mundo muçulmano e da antiguidade clássica. O Castel del Monte é conhecido, principalmente, pelo numero 8. Uma planta octogonal com oito torres e um pátio com 8 ângulos. Uma obra-prima da arquitetura medieval que está na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

5 Castelos na Puglia

5 Castelos na Puglia: Castello Normanno-Svevo de Bari

O Castello Normanno-Svevo de Bari é uma fortaleza imponente do século XIII. Todavia o castelo possui pequenas áreas com escavações arqueológicas, mostras fotográficas e exposições de cerâmicas e jóias. O castelo é um dos monumentos mais importantes e conhecidos da cidade.

 

Castello di Barletta

O castelo é uma obra dos normandos que preserva a história da cidade de Barletta, de Frederico II e das cruzadas. No entanto, foram os angevinos e os aragoneses, com o Imperador Carlos V, que fizeram do castelo uma fortaleza. Hoje é a sede da Biblioteca Municipal e do Museu Cívico.

 

Castello Aragonese de Taranto

De frente para o mar, o castelo de Taranto, também conhecido como Castel Sant’Angelo, era um ponto forte de defesa, principalmente, contra as invasões sarracenas. O castelo foi projetado por Francesco di Giorgio Martini, um dos mais famosos arquitetos do renascimento italiano. Certamente, uma das principais atrações da cidade de Taranto.

 

Castello di Monte Sant’Angelo

No Parco Nazionale del Gargano, o Castello di Monte Sant’Angelo foi restruturado ao longo dos séculos por normandos, suábios, angevinos e, principalmente, aragoneses. Hoje, pelo que resta do castelo, é bem conservado. Entretanto, destaque para a vista imperdível do Golfo di Manfredonia.