A gastronomia é uma atração da Puglia e é bem possível que durante a sua viagem por aqui você participe, por exemplo, de uma degustação de queijos em uma masseria ou peça como antipasto um tagliere di formaggi. Por isso, aqui listo os queijos da Puglia mais famosos e de minha preferência para que a sua experiencia com os queijos seja mais que uma degustação. Clique aqui para saber o que comer na Puglia.

 

Queijos da Puglia: DOP e IGP

A mozzarella ou fior di latte é o queijo fresco mais tradicional e popular na cozinha italiana. A Mozzarella di Gioia del Colle (DOP – Denominazione di Origine Protetta) é um dos dois produtos DOP da Puglia. Obtida a partir do leite de vaca tem uma estrutura fibrosa e leitosa e é muito utilizada na cozinha, principalmente, nas pizzas, calzoni e panzerotti.

A Scamorza é um queijo delicado típico da província de Bari. A forma de pêra a scamorza pode ser fresca ou defumada, e ambos tipos possuem a parte externa lisa e compacta e o interior macio. Na cozinha, é uma ótima alternativa à mozzarella. Portanto, pode ser usado em qualquer prato sem alterar o gosto do ingrediente principal. A Burrata (IGP – Indicazione Geografica Protetta) é um queijo fresco na forma de um saquinho feito de mozzarella consistente cheio de Stracciatella que é um mix de mozzarella desfiada com creme com um sabor doce e delicado.

O Canestrato Pugliese (DOP) é um queijo duro e envelhecido de 2 a 10 meses levemente picante feito com leite de ovelha entre os meses de dezembro e maio na província de Foggia e na Murgia de Bari. Pode ser degustado como tira-gosto, como queijo ralado ou misturado em recheios e na preparação de enroladinhos de carne (bombette) típicos do Valle d’Itria. O Pecorino produzido nas províncias de Foggia, Brindisi e Lecce, comparado ao Canestrato, tem um sabor mais adocicado.

 

Queijos PAT

O Caciocavallo é um queijo envelhecido e picante, principalmente a versão produzida com leite de vaca Podolica do Gargano (PAT – Prodotti Agroalimentari Tradizionali) criada livremente no pasto e envelhecida em cavernas por até seis anos de envelhecimento. O Pallone di Gravina (PAT) é um queijo feito com leite de vaca cru e envelhecido de alguns meses. Possui a forma esférica, uma consistência dura e um sabor salgado.

O Cacioricotta (PAT) é um queijo fresco feito de leite de vaca misturado com leite de cabra ou ovelha. É um produto produzido em todas as províncias da Puglia. O cacioricota fresco é macio e salgado servido em pedaços. Enquanto, o envelhecido duro tem sabor mais picante na forma de queijo ralado. Por exemplo, sobre le orecchiette al sugo.

A Giuncata (PAT) é um queijo fresquíssimo feito com leite de vaca, ovelha e cabra, mas macio e cremoso com um sabor suave e baixo teor calórico. O Fallone di Gravina se diferencia da Giuncata pelo gosto levemente picante e porque não utiliza leite de vaca.

Por fim, a ricotta. A Ricotta Forte (PAT) é um queijo cremoso de leite de ovelha com sabor (muito pro meu gosto) picante e amargo usado como requeijão com pão, recheio de panzerotti ou junto com o molho da pasta. Enquanto, a Ricotta Marzotica do Salento adiciona o leite de cabra e é levemente picante e muito usada como queijo-ralado.