A Puglia é muito grande para conhecer em pouco tempo. Por isso montei o Roteiro de 4 dias na Puglia – Terra di Bari dedicado à zona central da região. O Roteiro de 4 dias na Puglia – Terra di Bari compreende cidades da província de Bari e da província de Barletta-Andria-Trani (BAT). As cidades e as atrações foram agrupadas para evitar longos deslocamentos entre elas.

 

Roteiro de 4 dias na Puglia - Terra di Bari - Bari

1° Dia – Bari

O primeiro dia é reservado para a capital da Puglia, Bari.

O Castelo Svevo é uma das portas de entrada da Bari Vecchia. Enquanto no centro da cidade velha estão a Basilica San Nicola e a Cattedrale di San Sabino, a piazza Mercantile e a piazza Ferrarese são os centros da vida noturna barese. A orla de Bari, marcada por lampiões e edifícios da época fascista, vai da Fiera del Levante até a praia de Pane e Pomodoro. A roda gigante oferece uma visão especial da cidade. O bairro Murat é repleto de teatros e edifícios em estilo liberty (Art Nouveau). A Via Sparano é a tradicional rua das compras de Bari.

 

Puglia - Outros Postais

2° Dia – Grutas de Castellana, Conversano, Monopoli, Polignano a Mare e Fasano

O segundo dia é intenso e cheio de atrações com as cidades de Castellana Grotte, Conversano, Monopoli e Polignano a Mare e Fasano.

As grutas de Castellana Grotte são o mais famoso complexo espeleológico da Itália. Enquanto em Conversano, o centro histórico tem o Castello Acquaviva D’Aragona, sede da Pinacoteca, como a grande atração da cidade. Em Monopoli, a barroca Cattedrale di Santa Maria della Madia é a atração da cidade velha. A Piazza Garibaldi é o lugar certo para um café de dia e um drink à noite. O Castello Carlo V é o início da orla que vai até as praias de Porta Vecchia e de Cala Cozze.

Enquanto, ao sul de Monopoli, Fasano divide a Terra di Bari do Salento com as ruínas da antiga cidade de Egnazia e a praia de Torre Canne. O centro histórico medieval de Polignano a Mare está à beira de um penhasco com vista para a praia de Lama Monachile, um dos cartões-postais da Puglia. Contudo, se você quiser aproveitar as praias de Polignano a Mare ou Monopoli (Capitolo) deve adicionar 1 dia no roteiro.

 

O Porto de Trani e a Catedral

3° Dia – Barletta, Andria (Castel del Monte) e Trani

O terceiro dia é dedicado ao Castel del Monte, um dos símbolos da Puglia, à catedral de Trani e ao castelo de Barletta.

Em Andria, no Parque Nacional da Alta Murgia, o enigmático Castel del Monte do Imperador Federico II, com a sua planta octogonal e oito torres, é um dos patrimônios da UNESCO e símbolo da Puglia. No porto de Trani estão as principais atrações da cidade, por exemplo, o Castello Svevo e a Cattedrale di San Nicola Pellegrino, uma das mais belas da Puglia. Enquanto, o centro histórico conserva a Igreja dos Templários e o bairro hebraico. Enquanto, em Barletta, o Castello Svevo foi base de apoio para a sexta Cruzada comandada pelo Imperador Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico.

 

4° Dia – Gravina in Puglia, Altamura e Matera

No quarto dia, o foco se desloca para perto da fronteira entre Puglia e Basilicata, ainda no Parque Nacional da Alta Murgia.

Gravina in Puglia está à beira de um canyon de 100m de profundidade. Uma ponte-aqueduto separa o sítio arqueológico do centro histórico medieval. No entanto, Gravina esconde uma cidade subterrânea de grutas, túneis e igrejas rupestres escavadas nas rochas. Em Altamura, a Cattedrale di Santa Maria Assunta é a grande atração, a única construída pelo Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico. Todavia, a cidade é também famosa pela a descoberta do Homem de Altamura, um fóssil de mais 250.000 anos em exposiçao no Museo Archeologico Statale, e de mais de 4000 pegadas de dinossauros. Saindo da Puglia, na Basilicata, Matera é uma cidade subterrânea com casas escavadas nas rochas. Em 2019, foi a Capital Européia da Cultura.

 

Roteiro na Puglia – Terra di Bari – Onde ficar

Antes de tudo, Bari é a melhor opção como base para conhecer a Terra di Bari, porque dali você pode chegar em todos os lugares (ou quase) com os transportes públicos. A capital da Puglia oferece várias tipologias de hotéis, restaurantes e divertimento. No entanto, Monopoli é uma alternativa à Bari. Mas por que não Polignano a Mare? Monopoli é maior que Polignano a Mare, tem mais opções de B&B e (quase) sempre com preços mais accessíveis. Todavia, Monopoli dista 10 km de Polignano a Mare.

 

Roteiro na Puglia – Terra di Bari – Como ir

Enfim, as cidades que fazem parte do Roteiro de 4 dias na Puglia – Terra di Bari podem ser visitadas com os trens das ferrovias Trenitalia, Appulo Lucane, Sud Est. Embora você tenha que considerar o tempo dos deslocamentos, das esperas, dos atrasos etc. Portanto, de carro, certamente, tudo fica mais fácil. Por fim, as estradas são bem sinalizadas e a SS16 é a via principal para chegar à maioria das cidades.

Se você ja conhece a Puglia compartilhe o seu roteiro e as suas experiências comentando aqui embaixo. Grazie!

 

Booking.com