Apesar das semelhanças com o Brasil existem algumas diferenças na hora de comer na Puglia, no sul da Itália. Aqui vão algumas informações e dicas para evitar supresas desagradáveis e ajudar na descoberta da cozinha da Puglia.

 

Hora de comer na Puglia: Colazione

Geralmente, café e biscoitos ou torradas com geleia (marmellata) compõem o café da manhã em casa. Contudo se você tomar o café da manhã no bar, pode combinar o café com um corneto recheado de chocolate, creme ou geleia). Clique aqui para saber qual café escolher.

Entre o café da manhã e o almoço, por volta das 11h, existe uma pausa, principalmente, no trabalho para o café e frutas. Esse é o momento da merenda na escola das crianças. Também é chamado de spuntino (lanchinho) para aqueles que querem comer algo mais substancial, por exemplo um pedaço de focaccia.

 

Hora de comer na Puglia: Aperitivo e Pranzo

O aperitivo é o aquecimento para o almoço ou para o jantar. Acontece, principalmente, em dia de festa, casamento e saídas em grupo. O costume é reunir-se em um bar ou num restaurante diferente do escolhido antes do evento principal para beber algo leve (alcoólico ou não) e degustar petiscos em pequenas porções, por exemplo, amendoins, azeitonas, queijos.

O pranzo é o almoço que, quase sempre, é servido a partir das 13 até as 15. é difícil encontrar restaurantes que abrem antes das 13h. Um tradicional almoço completo em casa ou nos restaurantes é composto de uma entrada (antipasto), primeiro prato (primo piatto) de massa ou risotto, um segundo prato (secondo piatto) de carne, frango ou peixe com legumes e verduras. Além de bebidas, frutas, café e doces. Clique aqui para saber o que comer na Puglia.

Na falta de tempo, a opção é o pranzo veloce em uma lanchonete ou padaria. Neste caso um sanduíche, um panzerotto ou um pedaço de focaccia ou de pizza substitui o almoço.

 

Cena

À noite o horário tradicional é a partir das 21h até a 1h, mas os restaurantes preferidos das famílias estão abertos já pelas 20h. Um jantar completo, como o almoço, é composto de uma entrada, primeiro prato, um segundo prato, bebidas, frutas, café e doces. No entanto, para evitar uma pesada noite de sono, é muito comum comer, por exemplo, uma entrada com um prato ou uma entrada com uma pizza.

Muitas pessoas preferem tomar o café após as refeições em um bar, em vez de no restaurante. A mesma coisa vale para o sorvete. Certamente o café do bar e o sorvete artesanal da sorveteria (gelateria) são melhores e mais baratos.

 

Informações e dicas

  • Embora o Tripadvisor sirva como um guia, antes de decidir por um restaurante peça o conselho a alguém local, certamente, conhecerá mais sobre os restaurantes da zona.
  • Decida com antecedência o local para almoçar, de preferência pela manhã, para na última hora não encontrar restaurantes lotados.
  • Veja sempre o menu disponível na entrada do restaurante e desconfie dos restaurantes (para turistas) que exibem fotos dos pratos.
  • Os restaurantes aumentam as suas margens de lucro nos cardápios de sobremesas, vinhos e licores.
  • Quando chegar a conta, controle sempre a quantidade e os preços dos pratos e do coperto.
  • As osterie e trattorie, embora pequenas e antigas (algumas pararam no tempo), oferecem um menu caseiro tradicional muito saboroso.
  • Embora, às segundas-feiras muitos restaurantes fechem (giorno di chiusura), não peça um prato de peixe na segunda. A entrega de peixes e frutos do mar frescos é na sexta-feira para o fim de semana e na terça-feira para o resto da semana.
  • Se você estiver de frente para o mar coma um prato de peixe. No interior (entroterra) peça carne. Portanto, a pizzaria é para comer pizza. Do contrário o resultado pode não ser satisfatório.
  • Evite substituir, retirar ou acrescentar um ingrediente do prato, a menos que você seja alérgico porque você pode confundir o garçom e receber um prato que você não escolheu.