Os doces de Natal na Puglia, no sul da Itália, misturam aromas e sabores do inverno. Os doces da região têm influências árabe e espanhola, mas com ingredientes típicos da região. Por exemplo, amêndoas, mel, trigo, figos, marmelos, ricota, azeite. Embora existam algumas diferenças nos preparativos dos doces de cada províncias da Puglia, o que existe em comum são os produtos da terra.

A partir do dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) até a Epifania (6 de janeiro), em muitas casas da Puglia é possível degustar os doces natalícios, quase sempre, com café ou licor após as refeições. Em Taranto os preparativos para as festas de inverno começam no dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília. De manhã cedo uma banda musical toca para acordar todas as mães para que possam começar os preparativos de Natal.

 

Doces de Natal na Puglia

Em Bari, as cartellate e, no Salento, os purcidduzzi, utilizam os mesmos ingredientes e o mesmo procedimento. As cartellate são os doces típicos do Natal na Puglia também conhecidas como scartagghiate, frinzele, ncartiddati, crustoli e scarole. A partir de uma mistura de farinha, azeite e vinho branco seco, tiras de massa espiraladas formam “rosas” que, após a fritura, são banhadas no vinho e cobertas de cravo, canela ou amêndoas tostadas granuladas.

No Salento, os purcidduzzi ou strufoli são uma mistura semelhante àquela das cartellate em forma de pequenos “nhoques” fritos banhados no mel quente e cobertos com granulados coloridos.

As pettole são “bolinhos” fritos de massa de farinha e água servidas quentes e, para as crianças, pulverizadas com açúcar.

 

As amêndoas

As castagnelle e sasaniedde ou susamelli, pascuettele e pesci di pasta di mandorle são outros exemplos de doces de Natal da Puglia. Todos esses doces têm como produto básico, principalmente, as amêndoas. As amêndoas de Toritto, na província de Bari, referência do Slow Food na Puglia, possui as amêndoas de qualidade, sem dúvida, superior às outras concorrentes.

O castagnelle é uma mistura de amêndoas, açúcar e farinha com aroma de canela e cravo coberta com uma clássica cobertura de açúcar. Os susamelli é uma mistura de farinha, nozes e amêndoas trituradas e calda de figo. O pascuettele é um biscoito de Ceglie Messapica, na província de Brindisi, preparado com açúcar, ovos, licor de café ou cada de figo, mas o ingrediente principal são as amêndoas. Na província de Lecce, os pesci di pasta di mandorle mistura amêndoas moídas e açúcar. A massa é cozida, moída e modelada em forma de peixe. O recheio é um creme à base de geleia de pêra, pedacinhos de chocolate ou fruta cristalizada.

Certamente, na Puglia, como em outras regiões, a gastronomia natalícia revela a sua tradição e valoriza os seus ingredientes que provêm das colheitas da estação.