A Puglia é ideal para o trekking pelo litoral ao passeio de bicicleta e da escalada nos cânions ao mergulho nas grutas marítimas.

A Puglia ao ar livre oferece muitas opçoes de atividades espotivas e diversao. A bicicleta, na Puglia (Apúlia), além de ser esporte, é um meio de transporte por causa das poucas montanhas, exceto o Gargano e a Daunia. Embora as ciclovias não cubram a maior parte da região, é possível conhecer muitas zonas pelos percursos turísticos ciclísticos ou pelas estradinhas que ligam uma cidadezinha à outra. Por toda a região, principalmente no interior, é fácil encontrar passeios a cavalo por masserie e agriturismos que possuem escola de equitação.

Procure os Centros de Visitantes dos parques e as agências turísticas para obter informações sobre passeios e aluguel de equipamentos.

As zonas de trekking na Puglia são tantas e diversificadas. O Salento oferece várias trilhas pelo litoral, por exemplo a Finibus Terrae que vai até Santa Maria di Leuca, o extremo sul da região. A Foresta Umbra, no Parco Nazionale del Gargano, existem várias trilhas sinalizadas de curta e média distância. No litoral garganico é espetacular a trilha da praia de Vignanotica até a Baia dei Mergoli. No entanto, saindo de Biccari muitas trilhas chegam até o Monte Cornacchia, o pico mais alto da Puglia.

Na falta de montanhas, as escaladas, na Puglia, são realizadas nos cânions e falésias. Por exemplo, nos cânions de Gravina in Puglia e Laterza, no Pulo di Altamura, uma enorme depressão de 80 mt, e na falésia do Ciolo, no Salento.

 

A Puglia ao ar livre: o mar

O litoral pugliese é ideal para cursos de mergulho e passeios em grutas marítimas. Ao longo do litoral Adriático existem muitas grutas marinhas como as de Otranto e de Santa Maria di Leuca. Enquanto no litoral Jônico, a reserva marinha de Porto Cesareo é zona mais famosa para o mergulho. As Ilhas Tremiti, no gargano, é a referência do esporte pela beleza do lugar e pelos cursos de fotografia subaquática, biologia marinha e educação ambiental.

As praias de Spiaggia Lunga, em Vieste, Baia di Sfinale, em Peschici, Manfredonia e Margherita di Savoia são as praias mais procuradas pelos praticantes de windsurf e kitesurf, onde existem estruturas que oferecem cursos e aluguéis de equipamento.