Castro é uma pequena cidade do Salento localizada na costa Adriática entre Santa Cesarea Terme e Marina di Marittima. A cidade de Castro é conhecida, principalmente, pela sua marina com litoral rochoso, águas cristalinas e suas grutas, como a famosa Grotta Zinzulusa.

 

Castro Marina e Superior

Certamente, Castro Marina é uma das enseadas mais bonitas do Adriático. Na zona central, o Porto Turístico é cercado de hotéis e lidos. Existem poucos trechos de praia pública, por exemplo Punta Correnti e L’Argentiera ou o próprio Porto Turístico.

A 3 km do centro, a Grotta Zinzulusa é a gruta mais famosa do Salento e é possível visitar a pé ou de barco. Uma alternativa é relaxar na piscina Zinzulusa (de água salgada) ao lado da gruta. No entanto, a Grotta Romanelli é a gruta mais importante porque tem evidências que fosse um refúgio do homem no Paleolítico, mas não é aberta aos turistas. Contudo, faça um passeio de barcos pelas grutas delle Streghe, Palombara, Rotundella e Azzurra.

 

O que fazer em Castro: centro histórico

Castro Alta ou Superior é o núcleo histórico medieval que está a 100 metros acima do mar. O pequeno centro conserva a ex-catedral românica construída sobre as ruínas de um templo grego e o Castello Aragonese construído sobre um forte bizantino que protegia a cidade contra as invasões piratas. A bela Maria SS. Annunziata é o ponto de partida para conhecer a parte alta, além de ser um mirante de onde é possível desfrutar de uma bela vista. Os restos das muralhas messapianas formam um percurso ao redor do castelo.

Por fim, a história da cidade passa pela antiga cidade romana de Castrum Minervae. Depois da descoberta da estátua de Minerva, Castro passou a ser o local mais provável onde Enéias desembarcou depois da fuga de Tróia e antes de dar origem ao povo romano, segundo a Eneida de Virgílio.


Província: Lecce
Habitantes: 2.340
Mapa