Fasano e as ruínas de Egnazia se localizam entre a Terra di Bari e o Salento, a poucos quilômetros de Monopoli. Fasano é famosa, principalmente, pelas ruínas de Egnazia, a praia de Torre Canne e os restaurantes de frutos do mar de Savelletri. Ao redor da cidade, muitas masserias históricas foram conservadas e transformadas em restaurantes, B&B e resort de luxo.

 

Fasano e as ruínas de Egnazia

O centro histórico de Fasano e as ruínas de Egnazia

Primeiramente, no litoral, Egnazia era uma antiga cidade portuária que fazia parte da Via Traiana. Todavia, depois da queda do império romano, parte da população abandonou a cidade para fundar Fasano. Hoje as ruínas fazem parte do Museu e do Parque Arqueológico de Egnazia, um dos mais importantes sítios arqueológicos na Puglia.

No centro histórico de Fasano, a Piazza Ciaia é uma típica praça central do sul cercada de edifícios nobres, por exemplo, a Torre dell’Orologio. O Arco del Balì é o acesso ao pátio do antigo castelo dos Cavaleiros de Malta, o Palazzo Municipale. O Torrione delle Fogge é o que restou da antiga muralha.

 

Fasano e as ruínas de Egnazia

A praia de Torre Canne e os restaurantes de Savelletri

Torre Canne é uma fração de Fasano conhecida pelas águas termais e pelo farol, o símbolo da cidade. A praia de Torre Canne faz parte do Parco Naturale Regionale Dune Costiere da Torre Canne a Torre San Leonardo. Uma das praias mais procuradas no verão, principalmente pelos bareses. Enquanto Savelletri, uma outra fração de Fasano, é famosa pelo pequeno porto de pesca e pelos restaurantes de frutos do mar. Não podemos esquecer do Borgo Egnazia, o resort di luxo das celebridades internacionais. Perto de Savelletri, o Parco Rupestre di Lama D’Antico conserva algumas grutas rupestres com afrescos do século XIII.

Em direção a Monopoli, o Tempietto di Seppannibale, do século IX, conserva partes de afrescos sobre o Apocalipse. Na fração de Montalbano, encontra-se um túmulo pré-histórico da idade do Bronze, o Dólmen de Montalbano, conhecido também como a “Tavola dei Paladini”. Dos mirantes das colinas da Selva de Fasano se tem uma belíssima panorâmica da região. A Selva abriga um parque de diversões e o Zoosafari, o maior parque de vida selvagem da Itália.

 

Como chegar em Fasano

Enfim, Fasano está a 60km de Bari. Saindo de Bari, de carro, a viagem dura 50min. Siga a SS16 (direção Brindisi) até a saída Fasano-Taranto SS172dir. Enquanto, a viagem de trem com Trenitalia dura 45min e custa 4,30€.


Província: Brindisi
Habitantes: 40.000
Mapa