O que fazer em Santa Maria di Leuca? O Farol de Santa Maria di Leuca marca o extremo do sul da Puglia, no sul da Itália.

Em outras palavras, Leuca é a ponta do salto da bota e se localiza entre os promontórios Punta Meliso e Punta Ristola. A cidade é uma fração de Castrignano del Capo e faz parte do Parco Naturale Regionale Costa Otranto-Santa Maria di Leuca e Bosco di Tricase e possui, aproximadamente, 30 grutas marinhas. Portanto, faça um passeio de barco para conhecer algumas delas, por exemplo, a Grotta Porcinara, a mais famosa.

 

O que fazer em Santa Maria di Leuca: O Farol

O Faro di Santa Maria di Leuca, na Punta Meliso, com 47 m de altura é um dos mais importantes da Itália. A Punta Meliso, segundo a convenção náutica, é a esquina da Itália que divide o mar Adriático do mar Jônico. No entanto, oficialmente, é o canal de Otranto, trecho de, aproximadamente, 90 km no mar Mediterrâneo entre a Punta Palascia, em Otranto (LE), e Cape Linguetta, na Albânia. Ao lado do Farol, a Basilica di Santa Maria de finibus terrae é ligada ao mirante do porto pela Scalinata Monumentale. Todavia com um pouco de disposição você pode descer e subir os 284 degraus das escadarias. Ao lado das escadas, a Cascata Monumentale e a Colonna Romana marcam o fim das águas do Aqueduto Pugliese no mar Jônico. Entretanto a cascata é ativa poucas vezes ao longo do ano, e, somente, no verão.

 

Praia de Torre Vado, as Marinas de Patù e o Ciolo

Partindo de Leuca, a costa Jônica é rochosa até a Marina de Pescoluse. A Marina di Felloniche e a Marina di San Gregorio, em Patù, possuem pouquíssimos trechos de areia, mas o mar é belíssimo. Já em Morciano di Leuca, a Praia de Torre Vado há uma pequena faixa de areia perto do porto muito freqüentada no verão.

Enquanto, pelo litoral Adriático, em 10 minutos chega-se em Ciolo, em Gagliano del Capo. A Ponte del Ciolo (37 metros de altura) está sobre a Baía del Ciolo, mas também chamada de canal, fiorde ou enseada, que é accessível por uma escada ao lado da ponte. A Grotta del Ciolo, que tem acesso somente pelo mar, é também refúgio de tartarugas marinhas. Il Ciolo se liga com a Marina di Novaglie através de uma trilha de 3 km, o Sentiero delle Cipolliane, que percorre a costa rochosa à beira mar com uma visual espetacular.


Província: Lecce
Habitantes: 1.200
Mapa