O que fazer em Gallipoli. A bela cidade de Gallipoli (Kalé Polis, bela-cidade em grego) é um dos destinos mais procurados do verão italiano pelas lindas praias e pela diversão. Na Província de Lecce, a história de Gallipoli tem, aproximadamente, 2500 anos. A Pérola do Jônico foi fundada pelos gregos e seu centro histórico se localiza em uma pequena ilha cercada por uma muralha ligada à cidade nova por uma ponte do século VII feita de pedra com sete arcos.
O que fazer em Gallipoli
No Porto Antigo, antes de entrar no antigo núcleo da cidade, a Fontana Grega é uma das mais antigas em uso na Itália. Logo atrás o Santuario di Santa Maria del Canneto e a Cappella di Santa Cristina, a protetora da cidade e dos pescadores. Todavia, do outro lado da ponte, o Castello Angioino é a primeira atração do centro histórico. Embora construído na época romana, o castelo foi ampliado e modificado por bizantinos, normandos, angevinos e aragoneses até virar uma fortaleza medieval. Hoje o castelo é sede de eventos culturais. A grande torre Rivellino que defende a porta principal do castelo, no verão, funciona como cinema ao ar livre. O fosso do castelo abriga o tradicional mercado do peixe.
A Via Antonietta de Pace divide o centro históricos ao meio. No ponto mais alto do centro, entre edifícios históricos e lojinhas de souvenirs, se destaca a fachada em estilo barroco salentino da Basilica Concattedrale di Sant’Agata. Um outro exemplo de arte barroca é a Chiesa di San Francesco d’Assisi.
O porto de Gallipoli foi muito importante, principalmente, pelo comércio europeu de azeite para lampiões produzido pelos muitos moinhos subterrâneos da cidade. Hoje existem 35 moinhos, por exemplo o Frantoio Ipogeo di Palazzo Granafei, o moinho mais famoso, em frente ao Museo Civico.
As praias de Gallipoli
A Spiaggia della Purità é a pequena e belíssima praia pública do centro histórico protegida do vento pela muralha. No entanto, no verão a praia fica repleta de turistas, porém vale a pena ver o pôr do sol dali. Em frente a praia, a igreja mais antiga da cidade, a Chiesa della Purità, possui um belo pavimento em cerâmica maiólica.
Ao norte, as praias mais perto do cidade são as de Rivabella, Padula Bianca e Spiaggia delle Conchiglie. Certamente, a praia da Baia Verde, ao sul, é a mais famosa da cidade. Aqui se concentram os lidos e as boates mais movimentadas do Salento. No entanto, no Parco Naturale Regionale Isola di Sant’Andrea e Litorale di Punta Pizzo estão duas das praias mais lindas do Salento. A Spiaggia di Punta Pizzo é uma das 10 praias mais belas da Itália. Enquanto a Punta della Suina é chamada de “O Caribe do Jônico”.
A Isola di Sant’Andrea que está a 2 km da costa é uma reserva marinha, “casa” do Gabbiano Corso, um pássaro em extinção. Embora seja desabitada, o farol é ainda ativo e pode ser visto das torres da muralha, La Riviera, que circunda o centro histórico.
Diversão
No verão, Gallipoli é uma das capitais do turismo da Puglia e, principalmente, a meta das férias preferida dos jovens. Na alta temporada, muitas festas e happy hours acontecem nas praias e nas boates da cidade, por exemplo, Samsara Beach, Praja, Zeus Beach, Lido Baia Verde e Lido Conchiglie. O Parco Gondar é o mais importante complexo para espetáculos da Itália. Entretanto, a população da cidade triplica durante o verão e os eventos são tantos que a cidade pode virar um caos.
Província: Lecce
Habitantes: 21.000
Mapa
Oi Alex
Td bem ?
Estou indo pra Puglia em junho /23
Serão 5 dias
Pego um voo de Roma a Bari ,
Quero muito conhecer pilignamo a mare, monopoli, ostuni , otranto , lecce, ceglia, martina Franca , locorotonto , alberobello e estou com dificuldade de montar a base e o roteiro ! Pode me ajudar ?
Oi Alex
Td bem ?
Estou indo pra Puglia em junho /23
Serão 5 dias
Pego um voo de Roma a Bari ,
Quero muito conhecer pilignamo a mare, monopoli, ostuni , otranto , lecce, ceglia, martina Franca , locorotonto , alberobello e estou com dificuldade de montar a base e o roteiro ! Pode me ajudar ?
Ola Cris,
Tudo bem e você?
Claro que posso te ajudar
Quantos dias na Puglia?
Sozinha ou em grupo?
Você quer fazer passeios ou alugar carro?
Alex
Oi. Tudo bem? Li tudo e adorei. Como eu faco os nossos roteiros queria sua opinião se dará tempo.Somos 2.(casal)Chegaremos em Napolis dia 20/5e pretendemos fazer a Costa Amalfitana, Sorrento Capri, Positano
Amafi e depois saindo de Salerno ir para Matera, descer por Taranto circundar o salto da bota, ir a Otranto, Lecce e subir parando até Bari. Daí temos um vôo para Roma no dia 2/6 por volta de meio dia. Dá pra fazer tudo? Vocês estão me ajudando muito!
Oi. Eusinete
Tudo bem?
Vocês estão de carro?
Quando vocês chegariam na Puglia e até quando ficariam aqui?
Já sabem onde dormir?
Obrigado
Alex
Oi Alex! Estou devorando os posts hehe
Vou com um grupo de amigas pra puglia na 2a quinzena de agosto, depois do dia 22, ainda é mto lotado?
Já temos base em bari, depois otranto e estamos definindo a última em Gallipoli, alguma sugestão de região pra se hospedar que seja estratégica?
Obrigada! Seu conteúdo é incrível, difícil achar tantas informações sobre a região de um brasileiro hehe
Oi, Jennifer
Valeu pela força.
Digamos que o pior é a semana do dia 15. A semana seguinte é um pouco melhor, mas tb é cheio.
Vocês vão alugar carro?
Para saber se é estratégica você tem que me falar o que vocês querem fazer e conhecer : )
Alex
Oi, sensacional tuas observações. Pensamos em montar nosso QG, por uma semana, em duas cidades. Talvez em Polignano a Mare e Otranto. A ideia é fazer 10 cidades. Bari já conhecemos, seria a 11a. (chegada e partida). Achas possível fazer de trem e ônibus as cidades do leste, centrais e Gallipoli? Te agradeço!
Acho sim que é possível, mas você vai ficar limitada aos horários do trem e dos ônibus.
Alex