As Grutas de Castellana Grotte são o mais importante complexo espeleológico da Europa. Estalagmites, estalactites e galerias de cristais, por exemplo, a Grotta Bianca, considerada a mais esplendente do mundo. O complexo de grutas de Castellana Grotte apreciado, principalmente, pela riqueza cristalina e pela dimensão das galerias é resultado da erosão causada por um antigo rio subterrâneo que esculpiu e moldou o terreno durante séculos.

Primeiramente, 90 milhões de anos atrás a Puglia era submersa pelo mar. Por milhões de anos se formou uma grossa camada de calcário com os restos de animais, vegetais e minerais. A elevação das terras, a erosão e a ação das águas formaram o complexo de grutas e corredores que foi descoberto pelo espeleólogo Franco Anelli, em 1938. O complexo das grutas tem 3 km de galerias subterrâneas e chega a 120 m de profundidade máxima, dividido em dois percursos que chegam a 70 m de profundidade. O percurso Completo tem 3 km de distância, uma duração de 2 h e inclui a Grotta Bianca (16 euros). Enquanto o percurso Parcial tem 1 km de distância, uma duração de 50 min e não inclui a Grotta Bianca (12 euros). Criança até 5 anos é grátis.

O ponto de partida do passeio é La Grave (o Túmulo), a maior gruta do complexo com 60 m de profundidade e uma abertura no alto. A única gruta onde se pode fotografar. Ao fim, o pequeno Museo Speleologico Franco Anelli pode ser um complemento à visita para os amantes das grutas. As grutas de Castellana Grotte são, também, o cenário do espetáculo Hell in the Cave, um espetáculo de dança, luz e som sobre o Inferno de Dante.

 

Grutas de Castellana - Grotta Bianca

Dicas

  • Os horários de visita variam ao longo do ano. Verifique o calendário no site das grutas para saber o dia, o horário e a língua do guia.
  • Chegue cedo para começar o passeio no primeiro horário, antes da chegada dos grupos de turistas. Infelizmente, com o passar das horas o fluxo de visitantes nos subterrâneos aumenta causando mais barulho e confusão.
  • Utilize sapatos com sola de borracha e leve um casaquinho, porque nas galerias a temperatura varia de 14 °C a 18 °C.

 

Castellana Grotte

Enfim, a pequena cidade de Castellana Grotte tornou-se uma cidade turística com a descoberta das grutas. Certamente, todo o turismo da cidade gira em torno das grutas. A visita das grutas é um passeio que pode ser feito junto com Monopoli ou Polignano a Mare, já que as grutas estão a 15 km de ambas cidades. Todavia, o complexo das grutas se localiza a 2 km do centro da cidade. A cidade está a 45 km de Bari. De carro, pegue a SS100 e a SS172 em direção de Turi. Continue pela SP215 e pegue a SP32. De trem, a viagem dura 1h10min até o centro da cidade e o bilhete custa 2,80 euros.


Província: Bari
Habitantes: 19.500
Mapa