Mesmo com pouco tempo é possível conhecer a capital da Puglia, Bari em 1 dia. Se você está, por exemplo, em  Roma ou Napoli e quer passar o dia em Bari. Se você está fazendo um cruzeiro pelo mediterrâneo com escala (mesmo de breve duração) em Bari. Portanto, aproveite para conhecer, mesmo com pouco tempo, a capital da Puglia.

 

Bari em 1 dia: o que fazer

Para quem chega de cruzeiro, o Porto de Bari se localiza, aproximadamente, a 100m do centro histórico, a Bari Vecchia. Assim, caminhe até o centro histórico e percorras as ruazinhas da cidade velha, onde as senhoras preparam manualmente a massa local, le orecchiette, ao ar livre. Visite o Castello Svevo, a Cattedrale di Bari e a Basilica di San Nicola. Passeie pela Muraglia até chegar à Piazza del Ferrarese e Piazza Mercantile, as praças mais famosas do centro histórico.

Todavia, saindo do centro histórico, passeie pelo Quartiere Murat a partir do Corso Vittorio Emanuele. Caminhe pela orla, do Teatro Margherita até a praia de Pane e Pomodoro, em outras palavras, a Copacabana de Bari. Veja o Teatro Petruzzelli e outros edifícios históricos no Corso Cavour. Passeie pela Via Sparano, principalmente, se você gosta de compras. A Via Sparano liga a Bari Vecchia à Estação Bari Centrale de onde partem trens e ônibus para todas as localidades. Clique aqui para saber como ir do Aeroporto de Bari para o centro.

 

Passeios nos arredores de Bari

Entretanto, existem outras atrações nos arredores de Bari que nem estão tão longe do centro:

  • Polignano a Mare, o cartão-postal mais famoso da Puglia, um pequeno centro histórico sobre um penhasco à beira mar, a 35 km de Bari (30min)
  • Castellana Grotteum dos complexos de grutas mais importantes da Europa, a 45 km de Bari (40 min)
  • Alberobello, a cidade dos Trulli e patrimonio da Humanidade da Unesco. Mais de 1000 casinhas com telhados cônicos, a 55 km de Bari (50 min)
  • Castel del Monte, um dos símbolos da Puglia e patrimonio da Humanidade da Unesco. Castelo do Imperador, a 60 km de Bari (55 min)
  • Trani, uma das cidades litorâneas mais bonitas da Puglia, a 55 km de Bari (50 min)
  • Gravina in Puglia, uma cidade à beira do canyon no Parco da Alta Murgia, a 60 km de Bari (55 min)

 

O que comer em Bari (rapidamente)

Por fim, a gastronomia! Em Bari, como em toda Puglia, a gastronomia é uma das atrações. O tempo é curto, mas tem sempre um tempinho para fazer um lanche e provar alguns pratos típicos do fast food barese. Por exemplo, a focaccia, o panzerotto frito ou ao forno, um calzone ou um panino (sanduíche). Não esqueça de levar para a casa ou para o navio um saco de taralli.

Entre em contato ou deixe um comentário aqui para saber mais informações e aproveitar, ainda mais, o seu dia em Bari.