5 parques e reservas naturais da Puglia que conservam a vegetação da região, protegem espécies animais e são localidades turísticas imperdíveis.

Embora a região tenha vários tipos de ambientes, plantas e aves, os parques e reservas naturais da Puglia (Apúlia) não superam 15% do território. Todavia são as reservas naturais e as áreas protegidas que servem de refúgio, principalmente, para as aves migratórias e conservam a vegetação local. Coloque no seu roteiro de viagem 5 parques e reservas naturais da Puglia (talvez os mais importantes) que merecem ser visitados.

 

A Riserva Marina e Oasi di Torre Guaceto (WWF), em Carovigno (BR), tem 8 Km de costa com dunas, enseadas e zonas úmidas frequentadas, principalmente, por aves migratórias. A Torre do século XVI dá nome à reserva, que deriva do árabe e significa água doce. A reserva é administrada pela WWF-Itália e é considerada um modelo de gestão ambiental.

 

5 parques e reservas naturais da Puglia - Porto Selvaggio

O Parco Regionale di Porto Selvaggio e Palude del Capitano, em Nardò (LE) conserva a Torre dell’Alto de onde se tem uma panorama belíssimo da Baia di Porto Selvaggio, única praia do parque, e da floresta de pinheiros. O parque é uma das zonas turísticas mais procurados da Puglia.

 

A Area Naturale Marina Protetta di Porto Cesareo (LE) possui um litoral com dunas e belíssimas praias, por exemplo, Porto Cesareo e Punta Prosciuto, uma das bonitas da Puglia. Águas transparentes e uma biodiversità marinha ideal para os mergulhadores.

 

O Parco Nazionale dell’Alta Murgia, em Gravina in Puglia (BA), é formado principalmente, por cânions e estepes onde surgem masserie, igrejas rupestres e castelos, por exemplo, Castel del Monte, em Andria. Além disso, é uma zona de achados pré-históricos, como o esqueleto de 150.000 anos, chamado “Homem de Altamura”.

 

No promontório garganico, o Parco Nazionale del Gargano tem sede em Monte Sant’Angelo (FG) e compreende várias reservas e áreas protegidas, por exemplo, a Foresta Umbra, os lagos de Lesina e Varano e as Ilhas Tremiti.