A minha viagem de férias de verão pelo Gran Sasso, as montanhas mais altas dos Apeninos, na região de Abruzzo.

Saindo de Bari, em 4h chegamos em L’Aquila, a base para conhecer o Parco Nazionale del Gran Sasso e Monti della Laga. L’Aquila è a capital da região de Abruzzo. Embora esteja se reconstruindo após o último terremoto em 2009, a cidade foi a base da nossa viagem.

No primeiro dia, em Fonte Cerreto, pegamos a Funivia del Gran Sasso d’Italia, o teleférico que leva os turistas até o Campo Imperatore. Depois subimos a trilha de 40 minutos até o Rifugio Duca Degli Abruzzi onde comemos um sanduíche típico de prosciutto crudo e formaggio pecorino. No entanto, além das várias trilhas, vimos o Observatório Astronômico e o antigo Hotel Campo Imperatore onde Benito Mussolini ficou detido em 1943.

 

No segundo dia, decidimos ficar em L’Aquila para conhecer o Forte Spagnolo, a Basilica di Santa Maria di Collemaggio e a Fontana delle 99 Cannelle. Saindo da cidade é possivel ver o Anfiteatro Romano di Amiternum.

 

Gran Sasso, as montanhas mais altas dos Apeninos

No dia seguinte, organizamos um piquenique no bosque de Fonte Vetica, a única zona arborizada do planalto do Campo Imperatore, o pequeno Tibet. Nesta zona existem dois restaurantes que vendem carne e oferecem uma estrutura para assar a carne, principalmente, os arrosticini (tipo de espetinho de carne de cordeiro), um dos símbolos gastronômicos de Abruzzo. Antes de voltar para o hotel passamos pela cidade de Castel del Monte que por causa da transumância e da criação de ovelhas faz parte do circuito I borghi più belli d’Italia.

 

O quarto dia foi dedicado a Rocca Calascio onde as ruínas do castelo (depois do terremoto de 1703) estão em um dos pontos mais altos da Itália. Nos anos 80, Rocca Calascio (e o Campo Imperatore também) foi cenário para os filmes Ladyhawke (O Feitiço de Áquila com Michelle Pfeiffer) e O Nome da Rosa (com Sean Connery). Uma outra cidade que faz parte do circuito I borghi più belli d’Italia é a cidade medieval de Santo Stefano di Sessanio (mais bonita que Castel del Monte).

No quinto dia fomos para Pietracamela, principalmente, para subir o teleférico de Prati di Tivo, mas não estava funcionando. Portanto as crianças acabaram se divertindo num Parque Aventura e depois fizemos uma trilha de 1h até a Cascata del Rio Arno. Retornando passamos pelo Lago di Campotosto, a maior bacia artificial da Europa. O lugar é belíssimo, mas estava lotado de turistas e motorhomes.

Por fim, no retorno à casa passamos pela cidade de Teramo. Uma belíssima cidade universitária que possui vestígios importantes do período romano e medieval.