Ao chegar o fim da viagem, o que comprar na Puglia para levar para a casa? Na Puglia, os souvenirs simbolizam o estilo de vida e a natureza da região.

Certamente, os produtos típicos mais procurados e vendidos são os enogastronômicos que podem ser comprados diretamente do produtor, em adegas ou em supermercados.

Para não errar, escolha um dos vinhos da Puglia: Negroamaro, no Salento, um Primitivo, na Terra di Bari, ou um Nero di Troia, no norte da Puglia. Não se esqueça que a Puglia é sinônimo de azeite de oliva extra virgem DOP (Denominação de Origem Protegida).

Durante os passeios leve um pacote de taralli, um tipo de biscoito feito com farinha, água, azeite e sal. Além do tradicional, existem muitos outros sabores, por exemplo, erva-doce, cebola, picante, pizza etc. As conservas de verduras (tomate seco, berinjela, alcachofras) chamadas de sott’olio (de azeite) e sottaceto (de vinagre), são uma ótima ideia, principalmente, se forem biológicas.

 

O que comprar na Puglia: Artesanato

Todavia, a Puglia possui também uma tradição no artesanato. As obras em cartapesta (papel machê) são destaques no carnaval de Putignano e em Lecce, onde é possível ver também as oficinas que realizam trabalhos com a pedra leccese. Enquanto em Barletta, Andria e Trani reina o artesanato com a pedra de Trani.

A cerâmica tem origens nos antigos povos da Puglia e na antiga Grécia. Em Grottaglie, o único centro de cerâmica DOC na Puglia, se produz vasos, ânforas e o pumo pugliese, símbolo do artesanato da região. O fischietto é um apito feito de argila, de origem medieval e ligado ao carnaval, que retrata profissões e personalidades. São encontrados nas oficinas de Rutigliano e Ostuni.

Por fim, as cestas de palha entrelaçada de Alberobello e San Severo, e arte da renda e do bordado com a técnica de origem sarracena “fiocco Leccese”, no Salento.