Uma lista com 10 cidades imperdíveis na Puglia para ajudar você a montar o seu roteiro de viagem pelo sul da Itália.
Se você não sabe quais cidades e atrações visitar na Puglia (ou Apúlia, em português), esta é a minha lista das 10 cidades imperdíveis na Puglia para descobrir o melhor da região. Do Gargano até o Salento, do Mar Adriático até o Mar Jônico, estas dez cidades revelam, certamente, o melhor da Puglia.
10 cidades imperdíveis na Puglia: Alberobello
No Valle D’Itria, Alberobello é a cidade dos trulli. Em outras palavras, trulli são casinhas revestidas de cal com telhados cônicos feitos de pedra. A capital dos trulli é reconhecida como Patrimônio da Humanidade da Unesco. Conheças as atrações da Puglia que são patrimônios da Unesco.
10 cidades imperdíveis na Puglia: Bari
A capital da Puglia, Bari, tem como a grande atração a Bari Vecchia, o centro histórico que compreende o Castello Normanno-Svevo, a Basilica di San Nicola, o padroeiro da cidade, e a Cattedrale di San Sabino. O elegante Quartiere Murat é rico de edifícios em estilo liberty e teatros, por exemplo, o Teatro Petruzzelli.
10 cidades imperdíveis na Puglia: Gallipoli
Gallipoli, a “Cidade Bela” do Mar Jônico, possui o seu antigo núcleo em uma ilha protegida pelo castelo e por torres. Um dos points do verão na Itália, Gallipoli é destaque na Costa Jônica pelas praias de Baia Verde e de Punta della Suina, esta última no Parco Naturale Regionale Isola di Sant’Andrea e Litorale di Punta Pizzo.
Gravina in Puglia
Na fronteira entre a Puglia e a Basilicata e à beira de um canyon de mais de 100 metros de profundidade, Gravina in Puglia, a terra do grão e do vinho, faz parte do Parco Nazionale dell’Alta Murgia. Todavia grande parte de suas atrações está nos subterrâneos da cidade escavado nas rochas.
Lecce
Lecce, a capital do Salento, é a “Florença do Sul” porque foi graças ao estilo barroco e a pedra de Lecce que fizeram as obras-primas da cidade. Por exemplo, na fachada da Basilica di Santa Croce e na Piazza del Duomo. Além da Piazza Sant’Oronzo com o anfiteatro romano e o Castelo Carlo V.
Ostuni
Ostuni é a “Cidade Branca” por causa das casas pintadas de cal. Embora fosse no passado uma necessidade contra a peste, hoje é uma prática estética respeitada pelos moradores da cidade. No entanto, algumas das atrações estão no ponto mais alto da cidade, por exemplo, a Cattedrale di Santa Maria Assunta in Cielo, o Palazzo Vescovile e o Arco Scoppa.
Otranto
A cidade antiga de Otranto é reconhecida pela Unesco como “Testemunha de uma cultura de paz”. Portanto passeie pelo Lungomare degli Eroi passando pela Porta Alfonsina até chegar à Cattedrale di Santa Maria Annunziata com o seu belíssimo pavimento em mosaico. Além disso, o Farol de Punta Palascìa é o ponto mais oriental da Itália.
Polignano a Mare
A “Pérola do Adriático”, Polignano a Mare, é conhecida pelo seu pequeno centro histórico sobre o penhasco de onde pode-se ver a imensidão do mar. No entanto, a Lama Monachile, uma pequena e belíssima enseada situada entre dois penhascos, é um dos símbolos da Puglia.
Trani
Trani é linda pelo seu porto, o coração pulsante da cidade, mas não podemos deixar de lado, a Cattedrale Romanica di San Nicola Pellegrino, a rainha das catedrais, o Castello Svevo e a Villa Comunale. Tudo isso às margens do Mar Adriático.
Vieste
A capital do Gargano, Vieste, possui um centro histórico medieval com castelo, catedral e uma maravilhosa vista do litoral Adriático. A “Pérola do Gargano” encanta pelas praias, altas falésias, grutas e os trabucchi. Além de ser uma das bases para conhecer o Parco Nazionale del Gargano.
Bom dia,
Me chamo Claudia,
Ja conheço uma grande parte da Itália e sou apaixonada pelo país. Não conheço essa parte e fiquei muito interessada pela Puglia. Bem, pretendo passar 5 semanas na Itália sozinha, tirando “ferias”de um casamento de 30 anos. Essa particularidade é só para que vc entenda o meu perfil. Bem, a minha intenção é conhecer bem a parte inferior da bota, mas não como turista convencional, gostaria de me hospedar em algum lugar mais familiar, com cozinha e sem nada pré fixado em relação à quantos dias ficar em cada lugar.
Já conheço a Sicília, então ficaria só por aí e deixaria a última semana para Roma que amo. Resumindo: 4 semanas pelo sul. Poderia me ajudar a organizar isso?
Preciso de um certo conforto, pois não sou um jovenzinha, mas também não sou rica, infelizmente o nosso Real não vale nada.
Bem, fico grata se puder me dar algumas dicas.
Por enquanto estou seguindo vc pelo seu blog.
Moro no Rio de Janeiro.
Obrigada pela atenção
Buonasera, Claudia,
Se voce conhece uma grande parte da Itália, eu so posso te dizer que a Puglia é diferente do que voce ja viu.
O tempo que voce tem para viajar (5 semanas) é otimo pra conhecer a Puglia e até mais.
Em qual periodo voce chegaria?A sua intençao é ter varias cidades-base, por exemplo Bari, Otranto, Lecce e Vieste?Alugaria um carro, usaria transportes publicos e/ou faria passeios?
Claro que posso te ajudar! Acho que voce chegou no lugar certo, porque eu criei o blog para ajudar os parentes, os amigos e os brasileiros que queriam conhecer Puglia com um dinheiro que, infelizmente, vale muito pouco.
Obrigado pelo comentario.
Alex
Brasil na Puglia
P.S. Eu também morava no Rio de Janeiro e também adoro Roma.
Bom dia ! também estou fazendo a mesma coisa que a Claudia. A diferença é que tenho 2 semanas para Puglia somente – e estou viajando com o meu marido. Somos um casal de cerca de 70 anos.
Pode me ajudar também – pretendemos alugar carro e fazer em bases também
Pode me ajudar
Ciao,
claro que posso te ajudar.
Em qual periodo voces chegam? Quais cidades voces querem conhecer?
Fale um pouco do roteiro de voces.
Obrigado pelo comentario.
Alex
Brasil na Puglia
Olá,
Vou com meu marido e um casal de amigos. Queremos ficar uma semana na puglia, quais cidades sugerem? quais lugares não podemos perder?
Grazie 🙂
Ciao Laura,
as imperdíveis (para mim) são Bari (a capital), Polignano a Mare (cartão-postal da Puglia), Alberobello (a cidade dos trulli), Lecce (a Florença do Sul da Itália), Otranto (na Costa Adriática) e Gallipoli (na Costa Jônica) … só para dizer algumas.
Se você me disser em qual período podemos definir melhor as cidades.
Obrigado pelo contato
Alex
Brasil na Puglia
Boa Noite
Gostaria de pedir uma ajuda para uma pessoa que more em Lecce para ajudar em uma certidão de nascimento do meu avô que nasceu nessa Cidade.
Meu nome é Daisy Bianco sou do Brasil em São Paulo
Se eu souber de alguém que faça este tipo de serviço eu entro em contato com voce.
Obrigado pelo contato
Alex
Brasil na Puglia