Uma lista com 10 cidades imperdíveis na Puglia para ajudar você a montar o seu roteiro de viagem pelo sul da Itália.

Se você não sabe quais cidades e atrações visitar na Puglia (ou Apúlia, em português), esta é a minha lista das 10 cidades imperdíveis na Puglia para descobrir o melhor da região. Do Gargano até o Salento, do Mar Adriático até o Mar Jônico, estas dez cidades revelam, certamente, o melhor da Puglia.

 

10 cidades imperdíveis na Puglia - Alberobello

10 cidades imperdíveis na Puglia: Alberobello

No Valle D’Itria, Alberobello é a cidade dos trulli. Em outras palavras, trulli são casinhas revestidas de cal com telhados cônicos feitos de pedra. A capital dos trulli é reconhecida como Patrimônio da Humanidade da Unesco. Conheças as atrações da Puglia que são patrimônios da Unesco.

 

10 cidades imperdíveis na Puglia - Bari

10 cidades imperdíveis na Puglia: Bari

A capital da Puglia, Bari, tem como a grande atração a Bari Vecchia, o centro histórico que compreende o Castello Normanno-Svevo, a Basilica di San Nicola, o padroeiro da cidade, e a Cattedrale di San Sabino. O elegante Quartiere Murat é rico de edifícios em estilo liberty e teatros, por exemplo, o Teatro Petruzzelli.

 

10 cidades imperdíveis na Puglia - Gallipoli

10 cidades imperdíveis na Puglia: Gallipoli

Gallipoli, a “Cidade Bela” do Mar Jônico, possui o seu antigo núcleo em uma ilha protegida pelo castelo e por torres. Um dos points do verão na Itália, Gallipoli é destaque na Costa Jônica pelas praias de Baia Verde e de Punta della Suina, esta última no Parco Naturale Regionale Isola di Sant’Andrea e Litorale di Punta Pizzo.

 

10 cidades imperdíveis na Puglia - Gravina in Puglia

Gravina in Puglia

Na fronteira entre a Puglia e a Basilicata e à beira de um canyon de mais de 100 metros de profundidade, Gravina in Puglia, a terra do grão e do vinho, faz parte do Parco Nazionale dell’Alta Murgia. Todavia grande parte de suas atrações está nos subterrâneos da cidade escavado nas rochas.

 

10 cidades imperdíveis na Puglia - Lecce

Lecce

Lecce, a capital do Salento, é a “Florença do Sul” porque foi graças ao estilo barroco e a pedra de Lecce que fizeram as obras-primas da cidade. Por exemplo, na fachada da Basilica di Santa Croce e na Piazza del Duomo. Além da Piazza Sant’Oronzo com o anfiteatro romano e o Castelo Carlo V.

 

Ostuni

Ostuni

Ostuni é a “Cidade Branca” por causa das casas pintadas de cal. Embora fosse no passado uma necessidade contra a peste, hoje é uma prática estética respeitada pelos moradores da cidade. No entanto, algumas das atrações estão no ponto mais alto da cidade, por exemplo, a Cattedrale di Santa Maria Assunta in Cielo, o Palazzo Vescovile e o Arco Scoppa.

 

Otranto

Otranto

A cidade antiga de Otranto é reconhecida pela Unesco como “Testemunha de uma cultura de paz”. Portanto passeie pelo Lungomare degli Eroi passando pela Porta Alfonsina até chegar à Cattedrale di Santa Maria Annunziata com o seu belíssimo pavimento em mosaico. Além disso, o Farol de Punta Palascìa é o ponto mais oriental da Itália.

 

Polignano a Mare

Polignano a Mare

A “Pérola do Adriático”, Polignano a Mare, é conhecida pelo seu pequeno centro histórico sobre o penhasco de onde pode-se ver a imensidão do mar. No entanto, a Lama Monachile, uma pequena e belíssima enseada situada entre dois penhascos, é um dos símbolos da Puglia.

 

Trani

Trani

Trani é linda pelo seu porto, o coração pulsante da cidade, mas não podemos deixar de lado, a Cattedrale Romanica di San Nicola Pellegrino, a rainha das catedrais, o Castello Svevo e a Villa Comunale. Tudo isso às margens do Mar Adriático.

 

Vieste

Vieste

A capital do Gargano, Vieste, possui um centro histórico medieval com castelo, catedral e uma maravilhosa vista do litoral Adriático. A “Pérola do Gargano” encanta pelas praias, altas falésias, grutas e os trabucchi. Além de ser uma das bases para conhecer o Parco Nazionale del Gargano.