A Via Francigena na Puglia, depois que os peregrinos passavam por Roma, percorria um litoral recheado de cidadezinhas brancas, castelos e basílicas até o embarque para a Terra Santa. Aqui listo 5 lugares da Via Francigena na Puglia, no sul da Itália, que você não pode perder. Clique aqui para saber mais sobre a Via Francigena.

 

5 lugares da Via Francigena na Puglia: Monte Sant’Angelo

No Gargano, Monte Sant’Angelo tem vista para o Tavoliere delle Puglie e para o Golfo de Manfredonia. No entanto, a cidade é famosa pelo Santuário de de San Michele Arcengelo, patrimônio da Unesco. Não perca as ruínas do Castelo e o Rione Junno, o bairro mais antigo da cidade. Saindo da cidade, de um salto na Foresta Umbra, outro Patrimônio da Unesco.

 

5 lugares da Via Francigena na Puglia: Trani

O Porto turístico de Trani é uma dos points da Puglia. Destaque, principalmente, para a rainha das catedrais: a altíssima Catedral de San Nicola Pellegrino localizada à beira-mar. Um exemplo da arquitetura românico da Puglia.

 

Bari

Bari, a capital da Puglia, concentra no seu centro histórico, Bari Vecchia, suas principais atrações. Por exemplo, a Basilica di San Nicola, a Cattedrale di San Sabino e o Castello normanno-svevo. Enquanto, fora do centro histórico, o elegante bairro Murat é rico de teatros e edifícios em estilo liberty.

 

Polignano a Mare

Polignano a Mare é um dos cartões postais da Puglia. Uma pequena cidade medieval à beira do penhasco com grutas marinhas e pequenas enseadas. Embora, pequena o centro histórico de Polignano é um labirinto de ruazinhas, casas brancas, mirantes e uma espetacular vista para o mar.

 

Santa Maria di Leuca

Por fim, Santa Maria di Leuca (Finibus Terrae), no extremo sul do Salento e da Puglia, onde o Mar Adriático encontra o Mar Jônico, na ponta do salto da bota. A Basílica Santa Maria de Finibus Terrae compõe com o Farol (segundo maior da Europa) e com a imensidão do mar um belíssimo cartão postal da Puglia.