O que fazer em Polignano a Mare. Polignano a Mare é uma pequena enseada de águas verdes entre dois grandes penhascos e um centro histórico recheado de mirantes com vistas para o Mar Adriático de tirar o fôlego.

 

O que fazer em Polignano a Mare: Lama Monachile

Lama Monachile, também chamada Cala Porto, é a “praia” mais famosa e a grande atração da cidade. Uma pequena enseada (pública) de pedras e águas verdes entre dois penhascos. A enseada é, também, sede da etapa italiana do campeonato de saltos Red Bull Cliff Diving.

No entanto, a ponte, por onde se tem o acesso e de onde se tem uma belíssima vista da praia, passa sobre uma antiga ponte romana, o antigo caminho da Via Traiana, uma variante da Via Appia que ligava Roma a Brindisi.

 

Centro histórico de Polignano a Mare

O Arco Marchesale, também chamado Porta Grande, era a antiga entrada da cidade murada. A Piazza Vittorio Emanuele é a pequena praça do centro histórico com o Palazzo dell’Orologio e a Chiesa Matrice dell’Assunta que conserva os restos do padroeiro da cidade, San Vito. As ruazinhas que saem da praça levam os turistas aos mirantes de onde se tem as melhores vistas da praia e do mar. Enquanto de um lado da Lama Monachile está o centro histórico, do outro lado está a estátua do cidadão polignanese mais famoso, Domenico Modugno, o cantor de “Volare… oh, oh! / cantare… oh, oh, oh, oh! / nel blu, dipinto di blu / felice di starelassù”. Atrás da estátua, a escadaria “Volare” é possível descer até o promontorio à beira mar.

 

As outras praias e passeios pelas grutas

Polignano a Mare está sempre presente entre as praias Bandeira Blu, por isso suas praias são muito procuradas no verão. Na entrada norte da cidade, Ponte dei Lapilli, perto do centro, Grottone e Cala Paura. Enquanto, saindo da cidade na direção sul, Torre Incina.

Todavia, muitas agências de turismo organizam passeios de barco para visitar as grutas, como as delle Rondinelle, Azzurra e dell’Arcivescovado, porém os passeios saem do porto de San Vito (em frente a Abadia de San Vito, a 4 km do centro) ou da Cala Paura (perto da estátua de Domenico Modugno). Por isso, pegue um tuk tuk para chegar até San Vito. Clique aqui para saber mais informações sobre o passeio de barco em Polignano a Mare.

Contudo, no verão a cidade é invadida por turistas e o tráfego e estacionamento só são permitidos para residentes. Reserve sempre com muita antecedência até uma simples pizzaria.

 

O restaurante na gruta

Por fim, a Grotta Palazzese é um restaurante na gruta e de frente para o mar de Polignano a Mare, considerado um dos mais bonitos da Itália. Um salão dentro de uma caverna natural sobre o Mar Adriático. Uma location única para um almoço/jantar romântico com uma paisagem espetacular. O restaurante é uma atração meio escondida. Motivo pelo qual, muitos turistas procuram ver a gruta dos mirantes e, principalmente, durante o passeio de barco.

O menu “degustazione” é a base de peixe e custa por pessoa 195 euros (até 3 pratos) ou 235 euros (4 pratos). É necessário reservar, mas não é possível escolher a localização da mesa antes de chegar ao restaurante. A location é perfeita na primavera e no verão. Enquanto, no outono e no inverno o restaurante fecha a gruta e abre uma outra sala com janelas de frente para o mar, porém não é a mesma coisa. A atmosfera é especial, mas para muitos os pratos não são comparáveis ao serviço cinco estrelas e a beleza do lugar.


Província: Bari
Habitantes: 18.000
Mapa

Atualizado: 11/2022