No sul da Puglia, o Salento é banhado pelos mares Adriático e Jônico. O Roteiro Salento Jônico mostra as praias mais desejadas pelos turistas que passam pela Puglia, no sul da Itália. O percurso pelo litoral Jônico não é tão panorâmica quanto aquele do litoral Adriático, mas cada parada é uma praia paradisíaca. Clique aqui para conhecer a Estrada Panorâmica do Salento Adriático.

No verão, principalmente nos meses de julho e agosto, é certo encontrar uma superlotação, preços mais altos, tráfego lentíssimo e até o mar mexido, mas nos meses de junho e setembro é (quase sempre) espetacular.

O ponto de partida desse roteiro é a praia de Punta Prosciutto, em Porto Cesareo. Porto Cesareo tem um litoral de quase 20 km que englobam a Area Marina Protetta e a Riserva Naturale Orientata Regionale “Palude del Conte e Duna Costiera que vai da praia de Punta Prosciutto a Torre Inserraglio. Neste trecho, destaco as praias de Punta Prosciutto, Torre Lapillo e Torre Stefano, mais conhecida como Torre Chianca. No entanto, todas as praias são rasas com águas transparentes.

Na cidade de Nardò, a praia de Porto Selvaggio, no Parco di Porto Selvaggio e della Palude del Capitano, é um trecho rochoso com uma pequena enseada no meio de uma paisagem selvagem. No entanto, para chegar aqui necessário caminhar por uma trilha no meio do bosque. Essa é uma das grandes atrações deste roteiro.

 

Roteiro Salento Jônico: Gallipoli e Ugento

Em direção a Gallipoli, a praia de Rivabella é uma opção vindo do norte e, certamente, mais tranqüila em relação a Baia Verde que é sinônimo de praia e diversão, principalmente, para os mais jovens. Certamente, a praia de Baia Verde é a mais famosa por causa dos lidos e das festas (que acontecem também à noite). A Baia Verde se estende até o Parco naturale di Isola di S. Andrea e il Litorale di Punta Pizzo, onde estão as praias de Punta della Suina (o Caribe do Jônico) e Punta Pizzo. Na cidade de Gallipoli, não deixe de conhecer a Spiaggia della Purità, a praia do centro histórico.

Seguindo o roteiro, Marina di Mancaversa, em Taviano, e Torre Suda, em Racale, fazem parte de um trecho rochoso com água azul-esverdeada que pode ser uma alternativa para quem procura um pouco de tranqüilidade.

Entretanto, no Parco Naturale de Ugento, Torre San Giovanni é uma praia com trechos de areia e de rochas muito procurada pelos jovens no verão. Uma alternativa à Baia Verde pelos lidos e divertimento. Enquanto, a praia de Torre Mozza é uma praia muito mais familiar.

 

Roteiro Salento Jônico: Pescoluse e Leuca

A Marina di Salve é considerado o trecho mais paradisíaco da Puglia. Entre Torre Pali e a Marina di Pescoluse estão as praias mais bonitas do Salento. A Spiaggia di Pescoluse é (para muitos) a praia mais bonitas do Salento (talvez da Itália). Chamada de Maldivas do Salento são 4 km de areia branca e águas rasas.

Em Morciano di Leuca, Torre Vado tem uma litoral na maior parte rochoso que se alterna com pequenas enseadas de areia. Em Patù, a Marina di San Gregorio há um litoral rochoso e Marina di Felloniche possui areia e rocha. Todavia o trecho é de águas límpidas.

Por fim, Santa Maria di Leuca, o extremo sul da Puglia, onde os dois mares se encontram. Entre as Punta Meliso e Punta Ristola estao as enseadas de areia de Leuca. Da Marina di Leuca partem os passeios de barco para mergulhar nas cavernas da Grotta delle Tre Porte.