No alto de uma colina as cummerse de Locorotondo identificam a cidade do Valle d’Itria que tem um centro antigo circular em torno da Chiesa Madre di San Giorgio Martire.

 

Brasil na Puglia - As cummerse de Locorotondo

As cummerse de Locorotondo

Do mirante da Villa Comunale você pode ver as vinhas, oliveiras e trulli que circundam a cidade. Embora possua o trullo mais antigo da Puglia construído em 1509, Locorotondo é a cidade das cummerse. As cummerse são casas geométricas com telhados pontiagudos feitos de chiancarelle. As mesmas pedras utilizadas nos telhados dos trulli. No entanto, hoje muitas destas casas típicas foram restauradas e viraram bed and breakfast. Uma bela foto das cummerse pode ser feita da estrada que vai para Martina Franca.

 

Centro histórico de Locorotondo - Palazzo Morelli

Centro histórico

Em frente a Villa Comunale, a Porta Napoli é a entrada do centro histórico. O centro antigo tem poucas atrações, mas casas, igrejas e edifícios nobres muito bem preservados. Locorotondo é a única cidade da província de Bari inserida na lista da associação “I borghi più belli d’Italia“. Ao lado da Torre dell’Orologio, o Palazzo Morelli, por exemplo, é um dos cartões postais de Locorotondo. Um portal com o símbolo da família proprietária e varandas de ferro em estilo barroco são caraterísticas típicas do sul da Itália. Não deixe de ver os afrescos que decoram a pequena Igreja de San Nicola.

Da Porta Napoli, desça a Via Nardelli até a igreja Santa Maria della Greca. A Via Nardelli é, também, chamada “a orla de Locorotondo” porque nos dias sem nuvens é possível ver o mar (de muito longe). De um lado da rua estão as cummerse, do outro, um panorama dos vinhedos. Os vinhedos do Valle d’Itria produzem o famoso vinho branco DOC, Locorotondo.

 

Como chegar

Enfim, Locorotondo se localiza no Valle d’Itria, a 10 km de Alberobello, a 10 km de Cisternino e a 7 km de Martina Franca. Os trens das Ferrovie del Sud Est que saem de Bari fazem conexão em Putignano, mas a segunda parte da viagem é feita de ônibus até Locorotondo. A viagem dura 2h30min e custa 5,70 euros. Enquanto, de carro, a viagem dura 1h e é feita pela SS16 até Fasano e depois pela SS172, direção Taranto, até Locorotondo.


Província: Bari
Habitantes: 14.000
Mapa