Puglia é uma região rica de história e tradições que estão conservadas em seus museus. Portanto, durante a sua viagem pela Puglia coloque no seu roteiro alguns museus que, certamente, merecem ser visitados. Enfim, aqui listo 5 museus para visitar na Puglia.

 

5 museus para visitar na Puglia - Castel del Monte

5 museus na Puglia: Museo Archeologico Nazionale de Taranto

O Museu Arqueológico Nacional de Taranto é um dos mais importantes do mundo para as coleções da era Magna Grécia. O MARTA reconstrói a antiga colônia espartana de Taranto com uma das maiores coleções de artefatos da época, porém a grande atração são os “Ouros de Taranto”, uma coleção de jóias da época magno-grega.

 

5 museus na Puglia: Museo dell’uomo di Altamura

Pequeno museu com uma pequena seleção, mas muito interessante, de artefatos e informações sobre o homem de Altamura, Homo Neanderthalensis que viveu entre 50.000 e 65.000 anos atrás. O homem de Altamura é o único esqueleto do Paleolítico médio encontrado na Itália.

 

Museo Faggiano

Em Lecce, o Museu Faggiano é um pequeno museu com uma grande história. Uma antiga casa (da família Faggiano) preserva artefatos desde o Messapi até as Cruzadas, mas a história da descoberta do acervo e a sua criação é o tesouro deste museu.

 

Museo Nazionale Archeologico di Manfredonia

O Museu Arqueológico Nacional de Manfredonia, no interior do Castelo Normanno-Suábio, abriga os achados arqueológicos mais conhecidos e significativos da Capitanata e do Gargano, mas a grande atração são as Stele Daunie, esculturas de pedra decoradas com rituais e cenas da vida cotidiana da civilização da Daunia.

 

Parco Archeologico di Siponto

A área arqueológica do Parque Siponto, em Manfredonia, é de grande importância porque preserva a história da antiga colônia romana. Depois de inundações e terremotos, a população transferiu-se para a nova cidade, Manfredonia. Todavia, hoje, além das ruínas da cidade, uma obra de arte contemporânea em metal reconstrói a antiga basílica cristã primitiva.