O street food na Puglia se tornou uma tendência porque é bom, barato e informal. A degustação do cibo di strada da Puglia é uma imersão nos costumes e tradições do sul da Itália.

Pelas ruazinhas dos centros históricos de muitas cidades da Puglia não é incomum encontrar food trucks, barraquinhas e quiosques que vendem o fast food local. Entretanto, muda a cidade, muda o nome, mas é sempre gostoso.

 

Street food na Puglia

Muitos nativos da região, por exemplo os baresi, preferem comer frutos do mar recém pescados e crus (ouriços do mar, mexilhões, camarões e polvos). No máximo, com limão. Contudo, uma alternativa é a versão frita servida em um cone de papel.

O sanduíche de polvo na brasa está na moda também na versão gourmet, por exemplo, com a puccia, o pão salentino. Enquanto, o pizzo leccese ou salentino é a versão miniatura o pão salentino com cebola, tomate e azeite e alcachofra.

Os diversos food trucks vendem sanduíches com a carne local que podem ser com bombetta, um enroladinho de carne, ou com zampina, um tipo de lingüiça. Porém, em Bari, este tipo de sanduíche é chamado de “Pane e Merda” que, no entanto, não corresponde à verdade. Hoje, se tornou uma marca divertida e parte da história da cidade.

O almoço ideal para quem está com pouco tempo é a focaccia. A Focaccia barese é, talvez, a mais popular da Puglia. Clique aqui para saber onde comer uma focaccia em Bari.

Uma das especialidades da Puglia é o panzerotto (ou vários panzerottini). Uma massa frita recheada, na versão tradicional, com molho de tomate e mussarela.

O rustico leccese é típico do verão salentino. Uma massa folhada recheada com tomate, mussarela e molho branco.

Por fim, é muito comum encontrar pelas ruas dos centros históricos barraquinhas de scagliozze, fatias de angu frito, e popizze, pequenos bolinhos de massa frita doce ou salgado.