A Puglia também é para viajar com crianças. Além do bom clima e belas praias, a região oferece para as famílias grutas, bosques, trulli, castelos e muita diversão.

No ranking das regiões italianas preferidas pelas famílias para passar as férias, a Puglia (Apúlia) está sempre entre as primeiras. Certamente, viajar na Puglia com crianças está ficando cada vez mais divertido. Aos poucos as estruturas estão se tornando family-friendly e se organizando, por exemplo, com restaurantes, alojamentos, passeios de barco e muitos outros serviços, para receber toda a família e, principalmente, as crianças. Destaque para os resorts e campings dos litorais do Gargano, do litoral Adriático de Otranto a Torre dell’Orso, e de Gallipoli a Taranto, no litoral Jônico.

 

Viajar na Puglia com crianças: Terra di Bari e Vale d’Itria

Assistam os espetáculos de bonecos e marionetes na Casa di Pulcinella, em Bari. Entretanto, em Molfeta (BA), Miragica é o parque de diversão mais perto de Bari. Conheçam o mundo subterrâneo das grutas de Castellana Grotte (BA), a maior e a mais importante da Europa, e o Parco dei Dinosauri. No inverno, divirtam-se, principalmente, no carnaval de Putignano (BA). No entanto, em Fasano (BR), o Zoosafari é o maior zoológico do sul da Itália com parque de diversões e show de golfinhos. O Museo Nazionale Archeologico de Altamura (BA) conserva o esqueleto do neanderthal mais antigo do mundo. Todavia observem os flamingos na reserva natural das salinas de Margherita di Savoia (BT), a maior da Europa. Vivam a atmosfera única, principalmente no Natal, dos trulli de Alberobello (BA), e passeiem pelas trilhas do Bosco delle Pianelle, em Martina Franca (TA), no Vale d’Itria.

 

Salento

Viajem pelas locomotivas do Museo Ferroviario, em Lecce. Em Otranto (LE), conheçam os subterrâneos do Castello Aragonese de capacete e lanterna. Em Gallipoli (LE), o Museo del Mare é a coleção mais importante de cetáceos da região. Contudo, no Marea – Centro di Cultura del Mare vocês podem mergulhar no fundo do mar com a ajuda da realidade virtual. Enquanto, ao norte de Gallipoli, o Parco Acquatico Splash é o maior parque aquático da Puglia. Todavia, na vizinha Nardò (LE), visitem o Museo Archeologico dei Ragazzi, o museu da pré-história ao ar livre. Certamente, em Carovigno (BR), a Area Marina Protetta Torre Guaceto é uma das mais belas reservas naturais da Itália. Observem os golfinhos no Golfo de Taranto con Jonian Dolphin Conservation.

 

Gargano e Daunia

Por fim, no Parco Nazionale del Gargano, percorram as trilhas da Foresta Umbra e visitem o imponente castelo de Monte Sant’Angelo (FG). Aprendam biologia marinha com as excursões pelas Ilhas Tremiti (FG). Enquanto na Daunia, aventurem-se pelos bosques de Biccari (FG) até o Monte Cornacchia, o pico mais alto da Puglia.