A Puglia é dividida em Zonas Turísticas, cada uma com as suas características típicas, mas bem organizadas podem ser uma boa ideia para o seu roteiro de viagem.
Antes de tudo, todas as cidades da Puglia são agrupadas em 6 províncias que, por sua vez, estão divididas em zonas. No entanto, neste site, para facilitar a organização do seu roteiro de viagem, as Zonas Turísticas da Puglia são 8: Terra di Bari (Litoral e Murgia), Valle d’Itria, Salento (Alto e Baixo), Gargano, Tavoliere delle Puglie e Montes da Daunia.
Zonas Turísticas da Puglia: Terra di Bari
A Terra di Bari é a zona central da Puglia e compreende as províncias de Bari e Barletta-Andria-Trani, mas é dividida em duas subzonas. O litoral, além da capital, Bari, possui algumas das cidades portuárias mais belas da região. As praias são, na maior parte, rochosas, mas o território é rico de oliveiras, amendoeiras e videiras.
Enquanto, no interior, a zona do Castel de Monte, a Murgia é o maior planalto de rocha calcária da Itália que desce da fronteira com a Basilicata (Matera) até o Mar Adriático. O Parco Nazionale dell’Alta Murgia é repleto de rochas e cânions, mas não tem rios. Entretanto, é considerado o primeiro parque rural da Itália.
Zonas Turísticas da Puglia: Valle d’Itria
Embora, dentro do território da Murgia, o Valle d’Itria é composto por cidades de 3 províncias. Todavia é a zona dos Trulli, das cummerse, da terra vermelha, dos vinhedos, dos olivais, das amêndoas e dos muros secos de pedra.
Salento
O Salento é o sul da Puglia e compreende a província de Lecce e partes da de Brindisi e Taranto. Em outras palavras, é uma zona de praias, do barroco leccese, dos olivais, dos muros secos de pedra, das masserie fortificadas e das torres de observação. Por fim, o Salento é banhado por um mar azul com falésias, no litoral Adriático, e um mar verde e azul claro, com praias de areia, no litoral Jônico.
Alto Salento
Baixo Salento
O Gargano, o Tavoliere delle Puglie e a Daunia
Por fim, o norte da Puglia que é toda Província de Foggia. Em outras palavras, a Capitanata, como é chamada, é dividida em 3 zonas: Gargano, Tavoliere delle Puglia e Daunia.
Primeiramente, o Gargano é o esporão da bota que entra no mar Adriático. Toda a zona é protegida pelo Parco Nazionale del Gargano que compreende, por exemplo, bosques de carvalho e de faia, dois Patrimônios da Humanidade da Unesco (o Santuario di San Michele Arcangelo e a Riserva Naturale Foresta Umbra, e um litoral de praias cristalinas, de penhascos e de falésias brancas.
O Tavoliere delle Puglie, que se estende do Gargano até os Montes da Daunia, é a segunda maior planície da Itália, com mais de 3000 km² cultivados, principalmente, com azeite, uvas, tomates e trigo, por isso foi chamada de o Celeiro da Itália. A planície é usada também durante a transumância, o deslocamento dos rebanhos das outras regiões para pastar durante o inverno. No entanto, o Imperador Frederico II dizia que “se Deus tivesse conhecido o Tavoliere delle Puglie, teria vivido lá”.
Enfim, o Subappennino Dauno ou Montes da Daunia são as montanhas da Puglia que estão na fronteira com as regiões Campania e Molise. Na parte baixa, estão os prados, zonas agrícolas e as cidades com vista para o Tavoliere. Enquanto, na parte alta, bosques e o ponto mais alto da Puglia, o Monte Cornacchia.
Deixe um comentário