As atrações da Puglia que são patrimônios da Unesco podem ser uma boa idéia para o seu roteiro de viagem.

Certamente você vai inserir no seu roteiro de viagem, pelo menos, uma das quatro atrações da Puglia (Apúlia, em português) que são Patrimonio da Humanidade da Unesco. Embora as grutas de Castellana Grotte não sejam um patrimônio da humanidade, mas deveriam ser, eu as coloco na lista dos tesouros da Puglia. Clique aqui para conhecer 10 cidades imperdíveis na Puglia.

 

As atrações da Puglia que são patrimônios da Unesco - Trulli de Alberobello

As atrações da Puglia que são patrimônios da Unesco: Trulli di Alberobello

No Valle d’Itria, Alberobello é a cidade dos trulli e uma das cidades-símbolo da Puglia. O centro histórico de Alberobello tem mais de 1000 trulli. Os trulli são casinhas pintadas de cal e tetos em forma de cone feitos de pedras com misteriosos desenhos zodiacais e religiosos.

 

As atrações da Puglia que são patrimônios da Unesco - Castel del Monte

As atrações da Puglia que são patrimônios da Unesco: Castel del Monte

Em Andria, o Castel del Monte de Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico, está sobre uma colina no Parco Nazionale dell’Alta Murgia. Certamente, o projeto octogonal com suas 8 torres o diferencia de todos os outros castelos da Puglia. Todavia o castelo esconde muitos segredos, mistérios e teorias ligadas a astronomia, religião e esoterismo.

 

As atrações da Puglia que são patrimônios da Unesco - Santuário de San Michele Arcangelo

Santuário de San Michele Arcangelo

Situado no Monte Sant’Angelo no Gargano, uma escadaria escavada na rocha conduz ao subterrâneo da gruta sagrada, o local da aparição de San Michele Arcangelo. Contudo, o santuário faz parte do caminho dos peregrinos desde a época longobarda e da rota dos templários das cruzadas que partiam dos portos da Puglia para a Terra Santa.

 

Foresta Umbra

Foresta Umbra

A Foresta Umbra faz parte do Parco Nazionale del Gargano que engloba as cidades de Vico del Gargano, Vieste e Monte Sant’Angelo, Carpino e Peschici. Seus 10.500 hectares são o resíduo da floresta primitiva e milenar, Nemus Garganicum, com predominância de faias, pinheiros e carvalhos.

 

Grutas de Castellana

Grotte di Castellana

As grutas de Castellana Grotte não são um patrimônio da humanidade (injustamente), mas são um tesouro escondido da Puglia. O complexo cársico tem 3 km de distância e 70 m de profundidade e é considerado um dos mais importantes da Europa. Por exemplo, entre estalactites e estalagmites de cores e formas variadas, grandes cavernas e longos corredores é possível admirar a beleza da Gruta Branca.