Vieste é a capital do Gargano e ponto de partida para conhecer o Parque Nacional do Gargano.

Dentro do Parque Nacional e na ponta oriental do Gargano sobre o Mar Adriático, Vieste, a capital do Gargano, se localiza no meio do litoral, entre Peschici e Mattinata. Por isso, é um ótimo ponto de partida para conhecer o Parque Nacional do Gargano, o Santuario di San Michele Arcangelo, em Monte Sant’Angelo, a Foresta Umbra e as ilhas Tremiti.

 

Vieste, a capital do Gargano

O centro histórico de Vieste, a capital do Gargano

No centro histórico medieval, no alto de um monte rochoso, está o fortificado Castello normanno-svevo construído por Federico II. Mas, o castelo faz parte da área militar e é aberto para visitas somente em ocasiões especiais. Enquanto isso, a poucos metros do castelo, é sempre aberta a Cattedrale dell’Assunta que foi destruída e reconstruída depois de tantos ataques sarracenos. Perto da catedral, a chianca amara, uma pedra recorda uma das mais violentas invasões corsárias turcas que deixou milhares de mortos e escravizados e uma Vieste incendiada.

Passeie pelas ruazinhas e escadarias do centro e note o relógio solar na Piazzetta del Seggio. Da Piazzetta Petrone se tem um esplêndido panorama do litoral. À beira do Adriatico, a Punta San Francesco é o extremo leste do Gargano onde estão a Igreja e o Monastero di San Francesco. Por uma escadaria você pode descer até o Trabucco, uma antiga estrutura de pesca.

A Baia di Marina Piccola era o antigo porto da cidade e, em frente, está a ilha do Farol de Vieste. Dê uma olhada na coleção de conchas de várias partes do mundo no Museu Malacologico.

 

As praias de Vieste, a capital do Gargano

O litoral de Vieste é repleto de praias, enseadas, baías, falésias brancas e várias grutas marinhas.

Ao Norte, a praia e a Baia di San Lorenzo são as mais procuradas pelas famílias. Enquanto, a praia Punta Lunga é muito frequentada por praticantes de surf e kite surf. A belíssima praia Stretta é uma pequena faixa de areia cercada por montanhas e pinheiros. A praia de Scialmarino é uma praia completa porque é servida de lido, restaurante, estacionamento, escola de kite surf etc.

 

Praia de Porto Greco - Vieste, a capital do Gargano

Ao Sul, o monolito branco vertical alto 25m, o Pizzomunno, é o símbolo da cidade. Além disso, marca o início da praia do Castello ou Sciallare que termina na praia da Grotta dei Pipistrelli.

Em direção sul pelas muitas curvas da estrada SP54, você vai ver a Baia di San Felice que reúne, além da pequena praia, uma torre e um arco natural de pedra, o Architiello. Na Baia dei Campi estão algumas das grutas mais famosas de Vieste, por exemplo, a Grotta dei Contrabbandieri. Para chegar à bela praia de Porto Greco é preciso caminhar 10min a partir da estrada. A praia de Pugnochiuso está dentro de um resort, mas tem acesso limitado. A pequena praia de Vignanotica cercada por um paredão feito de falésia branca é espetacular. No entanto, à tarde é coberta pela sombra da falésia. Contudo, entre a praia Vignanotica e a Baia dei Mergoli, em Mattinata, existe uma imperdível trilha de 2,5km com o visual do Adriático e das falésias.

Do porto saem os barcos que fazem o passeio com 2h de duração pelas grutas de Vieste e Mattinata. As ilhas Tremiti podem ser visitadas com passeios de 1 dia ou com a barca que liga Vieste às ilhas.

 

Alta temporada

Enfim, na alta temporada, de julho a agosto, Vieste é muito procurada. Certamente, todas as praias estão cheias. Mesmo as menores e aquelas de difícil acesso. Do mesmo modo, no centro histórico, até de madrugada, as ruazinhas estreitas com lojinhas de souvenirs e de artesanato local se enchem de turistas.


Província: Foggia
Habitantes: 14.000
Mapa