Pela segunda vez, a Puglia foi premiada com o prestigioso prêmio “região mais bonita do mundo”. Exageros à parte, National Geographic, Lonely Planet e New York Times o reelegeram como o destino de viagem com o melhor custo-benefício do mundo!

A Puglia, no sul da Itália, competiu com vários concorrentes e ganhou o primeiro lugar no ranking “Best Value Travel Destination in the World”. Segundo os três jornais internacionais, a Puglia possui tradições, história, beleza e um imenso patrimônio artístico que a coloca entre os destinos mais procurados para as férias de verão na Itália e no mundo. Arquitetura barroca, vilas e cidades, monumentos históricos, sítios arqueológicos, praias paradisíacas: Puglia é uma terra maravilhosa. Sem esquecer que o clima é maravilhoso o ano todo.

 

Puglia – a região mais bonita do mundo pela segunda vez

A Puglia é uma região rica em história, apesar dos poucos museus, mas os costumes e as tradições locais foram transmitidas por séculos de geração em geração. Destaque para o Museu Arqueológico Nacional de Taranto, o MArTA.

Existem muitas cidadezinhas históricas a serem descobertas. Algumas delas fazem parte do circuito I Borghi più Belli d’Italia, por exemplo, Ostuni também conhecida como “a Cidade Branca”, Locorotondo, ambas no Valle d’Itria.

A região também está no pódio por sua tradição culinária e pelas delícias do sul da Itália. A cozinha da região é “pobre”, para não dizer simples, mas muito saborosa feita com os produtos da estação. A Lonely Planet enfatiza que a Puglia esta no topo do ranking das regiões vinícolas mais produtivas e possui trinta qualidades diferentes de uvas nativas. Destaque para os vinhos tintos locais Negromaro e Primitivo. Entre os pratos mais famosos, por exemplo, estão orecchiette con le rape (nabo), focaccia barese e pasticciotto de Lecce.

A Puglia possui um dos maiores litorais da Itália, repleto de praias fantásticas premiadas com o certificado “Bandiera Blu“. Entre falésias rochosas e praias de areia. No Salento, por exemplo, existe uma praia chamada “Maldivas da Itália”. Deu pra imaginar?

Certamente uma coisa típica é dormir em um trullo ou em uma masseria, mas se o orçamento permitir, por que não em um dos luxuosos resorts imersos nos olivais do interior da Puglia.

Por fim, alguns dos Patrimônios Mundiais da UNESCO na Itália estão localizados em Puglia. O Castel Del Monte e Alberobello, a capital dos trulli, e o Santuário de San Michele Arcangelo, no Monte Sant’Angelo.