Bari tem o melhor clima da Itália, segundo “Il Sole 24 Ore”. O jornal econômico-político-financeiro italiano publicou um ranking de índice climático, atualizado com dados fornecidos pelo portal italiano de previsão do tempo 3BMeteo, relativos à década de 2013-2023.

O resultado desse trabalho mostrou que Bari é a cidade com o melhor clima da Itália. A capital da Puglia, no sul da Itália, tem oito horas e meia de sol por dia, nove dias de chuvas extremas por ano, setenta e quatro dias de chuva em 365 e apenas 158 dias por ano fora do conforto climático. Em outras palavras, com uma umidade relativa acima de 70% ou menos de 30%. Sem falar da brisa de verão com média diária de 13,33 km (7,2 nós).

Portanto, visite Bari e passeie pela orla marítima da cidade. Um dos locais mais característicos da cidade, a orla é também considerada uma das mais belas da Itália, onde milhares de turistas e moradores de Bari passam para trabalhar, se exercitar ou para somente desfrutar a paisagem e o clima da cidade.

 

Bari tem o melhor clima da Itália

Em segundo lugar está Imperia, na região da Liguria, mas seguida por outras cidades do Centro-Sul. Quase todas à beira-mar ou perto das praias. Em terceiro, Barletta-Andria-Trani, outra província da Puglia. Catania, em quarto, Pescara, em quinto, Livorno em sexto e Chieti, em sétimo. Outra cidade da Puglia, Brindisi, em oitavo. Por fim, Agrigento, em nono, e Cagliari, em décimo.

Entre as cidades com melhor clima, mas não com melhores condições ambientais, destacam-se as zonas costeiras, mas também alguns centros de altitude. Essas cidades são capazes de oferecer maior conforto graças à circulação de ar, em comparação com as do interior. No entanto, no lado oposto, no final do ranking está Belluno. Apenas 6,7 horas de sol por dia, contra uma média nacional de 7,8. Belluno é a capital de província mais fria da Itália em termos de temperaturas médias de inverno.