Em 2023, a revista internacional National Geographic premiou a Puglia com o ‘Best Value Travel Destination In The World’. Premio já recebido em 2014.

Este prêmio è um reconhecimento extraordinário que segue outras publicações como o guia Lonely Planet e o New York Post. O prêmio coloca a Puglia num ranking global e não apenas continental, e que mais uma vez demonstra a riqueza turística da Puglia e do sul da Itália.

 

National Geographic premiou a Puglia (de novo)

O prêmio à Região da Puglia, segundo a National Geographic, foi atribuído porque a região “possui o melhor do ‘Sul da Itália’: os ritmos de vida, as tradições, a beleza dos lugares”. A revista reafirma que na Puglia é possível viver experiências únicas não só pelo seu mar, pelas suas cidadezinhas, pela sua realidade rural e moderna. Além dos seus castelos e catedrais, mas sobretudo pela sua autenticidade, comida e vinho.

Segundo a Lonely Planet, as principais cidades da Puglia, por exemplo, Bari e Lecce, são muito menores e menos cheias de turistas do que Milão e Veneza. Os vinhos da região são de qualidade e não são nada caros, numa região que é o terceiro maior produtor de vinho.

Sem falar da tranqüilidade de suas cidadezinhas extraordinárias, como Ostuni ou Locorotondo. A incrível tradição gastronômica e vitivinícola do Gargano e Salento com seus produtos terrestres e marinhos, suas praias paradisíacas, como Punta Prosciutto ou Baia dei Turchi. Sem falar da tradição religiosa ou do artesanato, com papel machê, trabalhos em vime, esculturas em madeira ou em pedra de Lecce.

Enfim, a Puglia ainda surfa essa onda de uma das regiões mais bonita da Itália. Este prêmio e esses reconhecimentos sim são um verdadeiro triunfo. Apesar de todos os problemas que não são poucos que ainda existem no sul da Itália.