Bari e Taranto finalistas Capital Italiana da Cultura 2022. A Puglia, no sul da Itália, tem duas finalistas entre as dez cidades candidatas ao título. As dez cidades finalistas ao título de Capital Italiana da Cultura 2022 saíram de uma seleção de 28 cidades. A cidade que conseguir desenvolver um projeto cultural inovador levará para a casa o prêmio de 1 milhão de euros.

Entre as finalistas estão três capitais de região, Ancona (Marche), Bari (Puglia) e L’Aquila (Abruzzo); três capitais de província, Taranto (junto com as 12 cidades da Grecìa Salentina), Trapani e Verbania; e as cidades de Cerveteri, Pieve di Soligo, Procida e Volterra.

Até o fim do mês de janeiro de 2021 o “Ministero per i beni e le attività culturali e per il turismo” definirá a Capital Italiana da Cultura 2022.

Em 2015, Lecce foi eleita a Capital Italiana da Cultura. Enquanto, Matera foi, em 2019, a capital Européia da Cultura. Contudo, em 2020 e 2021 a edição foi cancelada por causa da emergência Covid-19.

 

Bari e Taranto finalistas Capital Italiana da Cultura 2022

Todavia, a Puglia é a única região que conseguiu colocar duas cidades entre as finalistas. Uma delas é a capital da região. Bari tem um centro histórico, a Bari Vecchia, repleto de atrações. Por exemplo, o Castello Normanno-Svevo, a Basilica di San Nicola, a Cattedrale di San Sabino, o Quartiere Murat e o Teatro Petruzzelli.

Enquanto, Taranto, a Cidade dos Dois Mares, tem uma ponte giratória que liga a cidade nova à Taranto Vecchia. O Museo Nazionale Archeologico di Taranto, MArTA, expõe uma das maiores coleções de artefatos da Magna Grécia. Taranto (Taras) foi a única colônia espartana fora da Grécia. A Grecìa Salentina é uma área do Salento que preserva as tradições de origem grega e, principalmente, o dialeto neo-grego conhecido como Griko que mistura palavras neo-gregas e influências neo-latinas.