Com a chegada do verão chegam também as festas, as sagras e as luzes de decoração que são um dos símbolos das tradição local. As luminárias da Puglia, no sul da Itália, são uma das atrações nas festas dos padroeiros e nas tradicionais sagras da Puglia.

As decorações luminosas são estruturas de madeira que chegam a quase 40 metros de altura. Pintadas de branco e cobertas de milhares de LEDs coloridos formam castelos, corredores e as mais variadas formas gráficas.

As primeiras luzes decoradas surgem no século XVI durante as festas religiosas. Eram simples estruturas de madeira com tochas, posteriormente, copos de vidro com óleo e um pavio para iluminação. Uma tradição compartilhada por nobres, religiosos e burgueses. Todavia, com o advento da eletricidade as simples estruturas se transformaram em luzes cintilantes e arquiteturas luminárias inspiradas na arte barroca.

 

Luminárias da Puglia

Scorrano, uma cidadezinha na província de Lecce, perto de Otranto, por causa das várias empresas especializadas tornou-se a Capital Mundial das Luminárias. As iluminações de Scorrano podem ser admiradas no período natalício e, principalmente, nas “Noites de Luz”, de 5 a 10 de julho, em homenagem a Santa Domenica.

No entanto, é possível admirar as luzes em muitas cidadezinhas do Salento e da Terra di Bari, principalmente, no verão durante as festas patronais e sagras. Por exemplo, durante a festa de Corpus Christi, em Ruvo di Puglia, e na festa de San Nicola, padroeiro de Bari. Na festa dos santos padroeiros de Brindisi, San Teodoro e San Lorenzo e no centro histórico da cidade de Lecce, na festa de Sant’Oronzo.

As luzes da Puglia se tornaram um dos símbolos da Puglia no mundo. Além de atraírem os italianos, as luzes atraem também os turistas de outros países que procuram as luzes em forma de souvenir ou como objetos de decoração de design.