Na Puglia, como em toda a Itália, a Semana Santa é um dos períodos mais importantes do ano. A Páscoa e a Pasquetta na Puglia representam, respectivamente, um momento de fé de grande importância para a Igreja Católica e um dia de lazer e diversão entre familiares e amigos.

Nessa semana se representa os últimos dias de vida de Jesus Cristo. Da paixão até à morte, passando pela ressurreição e ascensão. Um evento religioso que se mistura com as tradições locais. A Páscoa é uma excelente oportunidade para fazer um bate e volta ou uma curta viagem de fim de semana pelas cidadezinhas e tradições da Puglia. Um dos destinos mais procurados para passar a Páscoa é a Puglia, segundo alguns sites de busca. Algumas das metas mais procuradas, principalmente, por estrangeiros são, por exemplo, Bari, Lecce, Taranto, Alberobello, Andria, Polignano a Mare e Gallipoli.

 

Páscoa e Pasquetta na Puglia

Na Itália, a segunda-feira depois do domingo de Páscoa é feriado (a sexta-feira santa não é feriado) e se chama Lunedì dell’Angelo ou Lunedì di Pasqua (segunda-feira do anjo ou segunda-feira de Pasqua). Informalmente a segunda-feira de Páscoa é chamada de Pasquetta. Na religião crista, é quando se festeja o anúncio do anjo sobre a ressurreição de Cristo. No entanto, segundo a tradição, no mesmo dia da Ressurreição, Jesus aparece a dois discípulos que partiam de Jerusalém para uma viagem. No entanto, o governo italiano introduziu como um feriado civil após a guerra para prolongar por um dia o descanso do feriado da Páscoa.

Portanto, a Pasquetta é um prolongamento do domingo de Pasqua. Geralmente, na Itália, essa data é festejada com parentes ou amigos em viagens, passeios e almoços.

Por fim, a Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém. O fim é no o Sábado de Aleluia, o dia que antecede a ressurreição de Jesus, a Páscoa. A Páscoa cai todos os anos no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera (entre o final de março e abril, no hemisfério norte).