Depois do réveillon, o dia 6 de janeiro é o primeiro feriado do ano (na Puglia e em toda Itália) que representa o final do período de festas de fim de ano. No Brasil, o dia 6 de janeiro é o Dia de Reis, enquanto na Itália se chama Epifania ou Befana.

Befana é um termo que deriva do termo grego “Epifania” que significa “aparição” ou “manifestação”. A Befana é representada por uma velha bruxa que viaja numa vassoura na noite entre 5 e 6 de Janeiro enchendo as meias deixadas pelas crianças de presentes e doces. No entanto, para as crianças que não se comportaram bem durante o ano ela deixa pedaços de carvão. Por sua vez, as crianças deixam frutas, biscoitos e uma taça de vinho para a velhinha. Na manhã seguinte, as crianças encontram os restos de comida e cinzas deixadas pela Befana.

 

6 de janeiro na Itália

Originalmente, a Befana era um símbolo do ano que acabou de passar, velho. Os presentes eram símbolos de bons auspícios para o ano que começava.

Na tradição cristã oriental, a lenda lembra o batismo de Jesus, mas na tradição ocidental a história da Befana se liga àquela dos Reis Magos. Diz a lenda que numa noite muito fria de inverno Baltasar, Gaspar e Belchior, na viagem para chegar a Belém e encontrar o Menino Jesus, não conseguindo encontrar o caminho, pediram informações a uma velhinha que lhes indicou o caminho. Os Magos convidaram a velhinha a se juntar a eles, mas ela recusou.

Depois que os três Reis Magos foram embora, ela se arrependeu de não ter ido com eles. Por isso, foi atrás deles, mas sem sucesso. Portanto, começou a bater nas portas das casas dando doces às crianças, na esperança de que um deles fosse o Menino Jesus.