Embora a pandemia causada pela Covid-19 tenha criado vários problemas, a alta do verão na Puglia foi um fato extremamente positivo para todo o sul da Itália. Em outras palavras, o salto da bota teve um aumento, de janeiro a junho, de 45% no número de turistas em relação ao ano passado. Enquanto, a partir de junho os números dobraram em relação a 2020. Em julho, o aumento foi de 40% superando até os números do último verão antes da pandemia, em 2019.

Em relação ao ano de 2020, Lecce foi a província que registrou o maior aumento entre os meses de janeiro e julho de 2021. Foggia foi a segunda província e Bari a terceira. Certamente, o Salento e o Gargano foram as zonas que impulsionaram o turismo dessas províncias e de toda a região da Puglia. Clique aqui para saber onde o mar é mais limpo na Itália.

Muitas celebridades deram uma “mãozinha” para que o turismo da Puglia voltasse a crescer. Muitos rostos conhecidos decidiram visitar a região, por exemplo as estrelas internacionais, Magic Johnson, Emily Ratajkowski e Can Yaman. Sem falar nos famosos italianos, por exemplo, Vasco Rossi, Fabio Volo, Chiara Ferragni e Fedez.

 

Alta do verão na Puglia

Os hotéis tiveram um aumento nas hospedagens de 61% (+ 41% em relação a 2020), principalmente pela tendência da hospedagem de luxo (+ 54%) ligada às celebridades. Enquanto, os agriturismi e hotéis para famílias cresceram 50%.

Muitos pugliesi decidiram curtir as férias na própria região. Entretanto, muitos turistas italianos que visitaram a Puglia vieram principalmente da Lombardia, Campagna, Emilia Romagna e Veneto. Enquanto, o turismo internacional trouxe muita gente da Alemanha, França, Suíça, Bélgica, Holanda e Polônia.

Só nos meses centrais das férias, julho e agosto, nos aeroportos de Bari e Brindisi foram registrados mais de 1.300.000 de idas e vindas de turistas, mas quase meio milhão destes eram passageiros internacionais. Enfim, no que se refere ao tráfego dos aeroportos a Puglia ainda se confirma um dos destinos turísticos mais procurados da Itália.