O resultado de análises e controle das águas de toda a costa italiana certifica a Puglia como o mar mais limpo da Itália. A Puglia ocupa o primeiro lugar do ranking entre as regiões com o mar mais limpo da Itália. Logo atrás estão nada mais, nada menos que as regiões da Toscana e da Sardenha (ambas com 98,5% de águas excelentes).

O Sistema Nazionale per la Protezione dell’Ambiente da Arpa fez controles e fiscalizações com diversos órgãos de todas as regiões com uma serie de parâmetros que classifica as águas em excelente, boa, suficiente e fraca em toda a Comunidade Européia.

Certamente a qualidade do mar é ponto importante na decisão da escolha do destino das viagens dos turistas. Hoje o mar mais limpo está no sul da Itália, na Puglia. O cenário das águas da Puglia mudou, principalmente, quando muitas empresas passaram a adotar medidas inovadoras para salvaguardar, principalmente, o litoral. Até porque o mar é um dos recursos mais importantes para a economia e para o turismo. Conheça 5 cidades à beira mar na Puglia.

 

Puglia: o mar mais limpo da Itália

Ao longo dos mais de 800km de litoral (Adriático e Jônico) a Região da Puglia identificou 676 trechos de litorais destinados ao banho. Em Foggia, 254 trechos, 46 trechos na província BAT, 78 trechos na província de Bari, 88 trechos na província de Brindisi, 139 trechos na província de Lecce e 71 trechos na província de Taranto.

O Arpa Puglia é a agência regional que protege o ambiente italiano através do monitoramento da qualidade das águas que acontece entre os meses de abril e maio. Portanto, a Agência verifica vários parâmetros meteorológicos-marinhos. Além disso, realiza cerca de 8.500 análises laboratoriais para a determinar a carga bacteriana e indicadores de poluição de origem fecal. Enfim, escolha o trecho e mergulhe nas águas da Puglia, a excelência das águas cristalinas.