Pela primeira vez a prova de ciclismo feminino mais importante do mundo, o Giro Rosa 2020, escolheu as estradas dos Montes da Daunia, no norte da Puglia.

O Giro Rosa 2020 na Puglia escolheu os Montes da Daunia, sul da Itália, para concluir a 31ª edição da única corrida de ciclismo internacional feminina. O Giro começou em setembro em Grosseto, na Toscana, depois passou pelas regiões da Umbria, Lazio e Campania. Depois de 9 etapas o gran finale foi na pequena cidade de Motta Montecorvino, na província de Foggia. A sueca Evita Muzic venceu a última etapa, mas a holandesa Anna Van Der Brogger ficou com o título do Giro Rosa.

Mais de 140 ciclistas disputam o Giro d’Italia Feminino. Na Puglia, a caravana rosa percorreu somente a cidades do norte, na província de Foggia. O evento partiu de Castelnuovo della Daunia, passando por Pietramontecorvino, Lucera, Volturino, San Marco la Catola, Celenza Valfortore, Volturino, Volturara Appula até chegar em Motta Montecorvino.

 

Giro Rosa 2020 na Puglia: Montes da Daunia

No entanto a zona dos Montes da Daunia ainda não é tão procurada pelos turistas. Enquanto a zona vizinha, o Gargano, é um dos pólos turísticos da Puglia junto com o Salento, no sul da Puglia. Por isso, o Giro Rosa na Puglia foi o modo que a região escolheu para valorizar a Daunia. O giro na Puglia é um acontecimento excepcional. A sua importância é comparável apenas ao Tour de France.

Os Montes da Daunia é a zona montanhosa da Puglia, embora a região seja a menos montanhosa da Itália. Aqui se localiza o ponto mais alto da Puglia, o Monte Cornacchia (1.152 m), em Biccari. Apesar de ser a zona menos populosa, a Daunia é a zona dos bosques, prados e das cidades colineares com vista para o Tavoliere delle Puglie.

 

Link: https://www.girorosa.com/page/default.asp?i_menuID=58014