Nas noites de verão do Salento, o samba não tem vez. Em outras palavras, na Puglia (sul da Itália), na Noite da Taranta os pandeiros tocam a pizzica, a tradicional musica salentina.

Antigamente si pensava que uma picada da aranha tarântula pudesse causar, principalmente nas mulheres, “pizzicate” (beliscões) vistos como um estado de loucura. Para curar essa loucura somente um “exorcismo” de música, dança e ritmo frenético e hipnótico. A música é um resultado do batuque dos pandeiros com o som dos violinos. A dança saltitante, hoje, não é mais reservada, somente, às mulheres. A pizzica se transformou em um festival e se apresenta em várias cidades da província de Lecce, no Salento.

La Notte della Taranta (A Noite da Taranta) é o maior festival popular da Itália com 200 mil pessoas no show final. Todavia, o festival é um dos eventos mais importantes da cultura popular na Europa. Atualmente, é candidato a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Na noite da taranta, o ritmo da pizzica se funde com outros estilos. Além disso, o festival reinterpreta as musicas da tradição salentina.

 

A Noite da Taranta: Il Concertone

La Notte della Taranta acontece durante todo o mês de agosto. O Festival percorre várias cidades do Salento promovendo e valorizando a música tradicional com a presença de vários artistas do cenário nacional e internacional. O Festival começou em Corigliano d’Otranto (LE) e termina em Melpignano, na província de Lecce com o concerto final, o Concertone. Todos os anos um famoso maestro é convidado para reger a Orchestra Popolare della Notte della Taranta.

Enfim, todos os shows do Festival La Notte della Taranta são grátis. No site oficial La Notte della Taranta você pode ver o programa do festival com todas as datas e os locais dos shows. Existem trens especiais até o dia seguinte do concerto final para as principais cidades do Salento, por exemplo, Gallipoli, Otranto e Lecce. E mais, o show final, Il Concertone, em Melpignano, é transmitido pela Rai2. Por fim, o objetivo é que o Festival La Notte della Taranta se torne um novo Sanremo, ou melhor, “O Sanremo do Verão”, na Puglia, no sul da Itália.