As praias e torres de Porto Cesareo demarcam uma reserva natural marinha e um dos trechos mais famosos do litoral da Puglia. Todavia, na costa Jônica, Porto Cesareo é uma antiga vila de pescadores que se tornou um importante centro turístico com baías e praias de águas cristalinas e rasas, perfeitas para as famílias.

As atrações da pequena Porto Cesareo estão, principalmente, no litoral. A cidade possui duas reservas que compreendem praias, dunas e pântanos: a Area Marina Protetta e a Riserva Naturale Orientata Regionale “Palude del Conte e Duna Costiera. As duas reservas se complementam e cobrem uma área que começa em Punta Prosciutto e acaba na Torre Inserraglio, no município de Nardò.

A paradisíaca Punta Prosciutto é a praia ao norte do centro de Porto Cesareo, quase no município de Manduria, na província de Taranto. Certamente, Punta Prosciutto é uma das praias mais bonitas da Puglia porque a praia é rasa com águas cristalinas, vegetação mediterrânea e altas dunas.

 

As Praias e Torres de Porto Cesareo

No litoral se destacam as históricas e bem conservadas torres de observação construídas para evitar os ataques dos sarracenos. A Torre Chianca (também chamada Torre Santo Stefano) que se localiza entre duas baías é considerada um dos trechos mais bonitos de Porto Cesareo. Enquanto, a Torre Lapillo com a sua forma curva é protegida dos ventos e muito procurada pelos turistas durante o verão. Talvez seja a praia mais turística de Porto Cesareo.

Ao longo da costa existem inúmeras ilhotas, por exemplo, a Isola dei Conigli, longa 1 km, está a, aproximadamente, 500 m da costa. É possível chegar a pé, já que o mar é raso nesse trecho.

 

No centro, a Torre Cesarea é a maior torre de observação do Salento, atualmente sede da Guardia di Finanza. A Peninsola della Strea e a Praia e Torre Squillace delimitam a Laguna de Porto Cesareo, a praia do centro.

Por fim, a Universidade de Salento administra a Stazione di Biologia Marina que abriga um museu, uma biblioteca e um laboratório científico, além de uma coleção com 900 artigos.


Província: Lecce
Habitantes: 6.200
Mapa