A Marina di Pescoluse, que também é chamada de “As Maldivas do Salento”, é, para muitos, a praia mais bonita da Puglia, no sul da Itália. No entanto, a praia de Pescoluse faz parte da Marina di Salve, um litoral que foi inúmeras vezes premiado com a Bandiera Blu. Junto com Gallipoli e Porto Cesareo, a Marina de Salve é um dos trechos do litoral Jônico mais procurados pelos turistas durante o verão na Puglia.

 

Marina di Pescoluse – As Maldivas do Salento

O litoral de Salve há, aproximadamente, 4 km de extensão com areias finas e águas transparentes e rasas protegidas por dunas. Certamente a Marina de Salve é mais famosa que a própria cidade, principalmente por causa da Marina de Pescoluse, “As Maldivas do Salento”. Esse apelido nasce do nome de um lido local, além da areia finíssima e muito clara e as águas cristalinas durante todo o ano. Portanto, chegue cedo porque esta sempre lotada! À noite os lidos organizam festas a céu aberto.

 

Os outros trechos que formam a Marina di Salve são o distrito de Torre Pali que tem esse nome devido à torre de observação do século XVI construída por Carlos V para a defesa do litoral contra os ataques dos sarracenos. Ao longo dos anos essa vila de pescadores tornou-se uma importante localidade turística da região. Ao lado da Praia de Pescoluse, a Praia de Posto Vecchio é quase toda pública (sem lidos) e, por fim, a Praia de Lido Marini que também faz parte do município de Ugento.

Enquanto, afastando-se do litoral, o território de Salve é repleto de pajare, casas construídas com a mesma técnica dos muros secos de pedra. No pequeno centro histórico a Chiesa Matrice dedicada a San Nicola Magno conserva o órgão mais antigo da Puglia. Enquanto o edifício símbolo da cidade é o Palazzo Ceuli com seus arcos e varandas.


Província: Lecce
Habitantes: 4.500
Mapa