Puglia: padaria vence McDonald’s. A lenda de Altamura conta que o McDonald’s fechou porque os clientes preferiam a focaccia da padaria ao Big Mac.

Antes de tudo, eu nunca vi um McDonald’s fechar. Mas aqui na Puglia aconteceu. Em 2001, o McDonald’s fincou com grande sucesso o seu menu Big Mac em Altamura, província de Bari, que é conhecida pelo seu pão tradicional. Todavia, um ano depois, dois irmãos, filhos e netos de padeiros, abriram uma padaria. Vendiam, por exemplo, além do pão de Altamura, focaccia e muitos outros produtos locais. No entanto, poucos meses depois, o McDonald’s fechou as portas.

 

Puglia: padaria vence McDonald’s – A lenda

A lenda conta que, após o efeito “novidade”, a clientela voltou a preferir a tradição dos produtos locais da padaria ao lado. Ao ponto dos clientes comprarem, principalmente, a focaccia tradicional, salgados e pizzas da padaria e comerem sob os arcos dourados. No entanto, a contra lenda diz que o fechamento do McDonald’s era uma certeza antes mesmo da abertura da padaria. Certamente, o planejamento foi além das possibilidades. As dimensões do ponto eram enormes também para um publico que não era de uma grande cidade. Enfim, hoje, no menos lugar, existem um banco e uma loja de roupas. Sem falar do aluguel caro no centro da cidade.

Mas a lenda ficou e a pequena padaria com a genuinidade dos produtos locais venceu a potência do fast food mundial. A história correu o mundo, chegou até às sedes dos jornais Libération e New York Times e até virou filme, Focaccia Blues.

 

Puglia: padaria vence McDonald’s – Altamura

A cidade é conhecida pelo pão de Altamura DOP (Denominação de Origem Protegida) e pela lentilha de Altamura IGP (Indicação Geográfica Protegida). Quando se fala de gastronomia pugliese, Altamura tem a sua importância e deve ser respeitada. Ok, McDonald’s?