NG premia Via Appia em 2023. A National Geographic colocou a Via Appia no primeiro lugar da lista Best of the World 2023.

A Via Appia era uma estrada que começava em Roma, a capital do império, passava pela Campania, Basilicata e terminava na Puglia. Entrava na Puglia por Gravina in Puglia, onde um mundo subterrâneo escavado na rocha se esconde à beira de um cânion, no Parco Nazionale dell’Alta Murgia. A estrada tocava o mar Jônico em Taranto, a única colônia espartana da Magna Grécia. E por fim, terminava em Brindisi, por onde cavaleiros, peregrinos e mercadores partiam do porto da cidade em direção para o Oriente. Ainda hoje, existem as colunas romanas que marcam o fim da estrada.

A Via Appia é considerada uma das maiores obras da engenharia civil do mundo antigo pelo enorme impacto econômico, militar e cultural que teve na sociedade romana.

 

NG premia Via Appia

A Via Appia é candidata ao título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Faz parte do patrimônio protegido pelo Ministério da Cultura e principalmente do sistema integrado de percursos e itinerários culturais da Puglia.

A National Geographic reconhece que a “Regina Viarum” (rainha das estradas), como era conhecida, no topo dos destinos mais procurados de 2023. Esse tipo de promoção valoriza a descoberta das áreas internas. Além de promover o sistema de sítios arqueológicos que pontuam o percurso nas regiões Lazio, Campania, Basilicata e Puglia.

Para o Departamento de Turismo da Região da Puglia, esta é também uma recompensa que valida as iniciativas e escolhas de investimento no turismo lento e sustentável e sua infraestrutura de rede de caminhos, principalmente, para incentivar a plena usabilidade do turismo territorial.

Enfim, o itinerário da Via Appia, entre calçadas antigas e paisagens deslumbrantes, une regiões, cidades e pessoas e permitirá, num futuro próximo, receber cada vez mais viajantes de todo o mundo na Puglia.