O Osservatorio Internazionale di True Italian Experience registrou, em 2023, na Itália o maior aumento de turistas estrangeiros na Puglia.

A Puglia, no sul da Itália, foi a região italiana que registrou o maior aumento de turistas estrangeiros em agosto de 2023. O Osservatorio Internazionale di True Italian Experience realiza periodicamente um estudo sobre a importância turística da Itália no mundo.

Segundo o relatório do Osservatorio Internazionale di True Italian Experience, a Puglia é a primeira entre as regiões italianas em aumento do número de turistas estrangeiros com +6,2% em relação a agosto de 2022. Depois da Puglia vem a Toscana (+5%) e Trentino Alto Adige (+4%).

Quando falamos de aumento de presença estrangeira no litoral, o sul da Puglia, o Salento de Otranto, Gallipoli e Santa Maria di Leuca, ficou em segundo lugar com +31% atrás da Costa Amalfitana (+4,2%). No terceiro lugar, a Costa Esmeralda (+2,9%).

Entre as cidades da arte, a que teve o maior aumento de presença de estrangeiros foi Roma (+5,1%), Florença (+4,8%) e Veneza (+3,4%).

 

Aumento de turistas estrangeiros na Puglia

O Outro lado da moeda diz que 84% dos turistas acham o custo dos serviços turísticos oferecidos na Itália muito caro. Enquanto, 71% não apreciaram as temperaturas excessivamente altas do verão. Por fim, 51% dos turistas, acharam que a Itália nem sempre é segura, principalmente à noite.

Não é uma surpresa, mas o grau de satisfação pela comida e vinho italianos foi de 97%. A cultura, a arte, as tradições e os eventos organizados na Itália foi de 81%. As belezas naturais tiveram 76% e a hospitalidade 69%.

Enfim, o estudo elaborado pela True Italian Experience destaca também como a maioria dos turistas que chegaram à Itália em agosto veio dos Estados Unidos (17,9%), seguidos pelos alemães (8,2%), pelos franceses (6,8%), pelos espanhóis (5,3%) e canadenses (3,4%). Mas onde estão os brasileiros?