Atualizado: 04/2025

Descubra 10 cidades imperdíveis na Puglia que você não pode deixar de visitar ao montar seu roteiro pelo sul da Itália.

Mas se você ainda está em dúvida sobre quais cidades incluir no seu roteiro pela Puglia (ou Apúlia, em português), esta seleção vai ajudar. A seguir, apresento as 10 cidades imperdíveis na região — uma verdadeira jornada do norte ao sul, passando pelo Gargano, pelo Salento, pelo Mar Adriático e pelo Mar Jônico. Com certeza, estas cidades representam o que há de mais autêntico, belo e inesquecível na Puglia.

 

10 cidades imperdíveis na Puglia: Alberobello

Localizada no coração do Valle d’Itria, Alberobello é mundialmente famosa por suas construções únicas chamadas trulli — pequenas casas brancas com telhados cônicos feitos de pedra. Além disso, a cidade é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, tornando-se parada obrigatória para quem visita a Puglia. Conheças as atrações da Puglia que são patrimônios da Unesco.

 

10 cidades imperdíveis na Puglia: Bari

Como capital da Puglia, Bari surpreende com seu centro histórico, conhecido como Bari Vecchia. Lá, você pode visitar importantes marcos históricos, como o imponente Castello Normanno-Svevo, a Basilica di San Nicola, padroeiro da cidade, e a Cattedrale di San Sabino. Além disso, o elegante Quartiere Murat, com seus edifícios em estilo liberty, abriga uma vibrante vida cultural, incluindo o famoso Teatro Petruzzelli.

 

10 cidades imperdíveis na Puglia: Gallipoli

Gallipoli, conhecida como a “Cidade Bela” do Mar Jônico, encanta com seu centro histórico situado em uma ilha, protegida por muralhas, torres e um castelo impressionante. Além de sua herança arquitetônica, é, sobretudo, um dos destinos mais populares do verão na Puglia. As praias de Baia Verde e Punta della Suina — localizada no Parco Naturale Regionale Isola di Sant’Andrea e Litorale di Punta Pizzo — fazem de Gallipoli um verdadeiro paraíso à beira-mar.

 

Lecce

Lecce, conhecida como a “Florença do Sul”, é a capital do Salento e um verdadeiro tesouro artístico. O centro histórico da cidade é famoso pelo seu estilo barroco único, evidenciado em monumentos como a fachada da Basilica di Santa Croce e na Piazza del Duomo. Além disso, do impressionante anfiteatro romano.

 

Matera

Embora esteja localizada na vizinha região da Basilicata, Matera é uma parada imperdível para quem viaja pela Puglia (65 km de Bari). Famosa por seus “Sassi”, antigos bairros escavados na rocha, a cidade oferece um cenário único, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

Ostuni

Ostuni, conhecida como a “Cidade Branca”, encanta com suas casas pintadas de cal. Além disso, no topo da colina, encontram-se algumas das principais atrações, como a imponente Cattedrale di Santa Maria Assunta in Cielo e uma vista deslumbrante do litoral.

 

Otranto

A cidade antiga de Otranto é um convite a uma imersão histórica e cultural. Passeie pelo Lungomare degli Eroi, passando pela Porta Alfonsina, até chegar à Cattedrale di Santa Maria Annunziata, famosa por seu deslumbrante pavimento em mosaico. Além disso, o Farol de Punta Palascìa é o ponto mais oriental da Itália.

 

Polignano a Mare

Polignano a Mare, frequentemente chamada de “Pérola do Adriático”, é uma cidade encantadora localizada sobre um penhasco, com uma vista deslumbrante para o mar. Seu centro histórico, com ruas estreitas e casinhas brancas, é um convite para explorar, enquanto a Lama Monachile, uma pequena enseada entre dois penhascos, se destaca como um dos cartões-postais mais famosos da Puglia.

 

Trani

Trani encanta por seu porto pitoresco, que é o coração da cidade, e suas impressionantes atrações históricas, por exemplo, a Cattedrale Romanica di San Nicola Pellegrino, considerada a rainha das catedrais, e o imponente Castello Svevo às margens do Mar Adriático.

 

Vieste

Por fim, a capital do Gargano, Vieste, possui um encantador centro histórico medieval, com um castelo, catedral e uma vista deslumbrante do litoral Adriático. Além disso, conhecida como a “Pérola do Gargano”, é uma das bases ideais para explorar o Parco Nazionale del Gargano.