Em Bari, capital da Puglia, como no resto do sul da Itália, a escolha dos nomes dos filhos e filhas ainda é muito ligada à cultura, à religião (nomes de santos, patronos) e tradições enraizadas em zona. Por isso, muitas vezes as crianças recebem o nome dos avós. Portanto, quais são os nomes masculinos e femininos mais populares na Puglia?

Nos últimos anos, segundo o Istat, Istituto di Statistica italiano, para os meninos os nomes mais usados são Giuseppe, Francesco e Nicola. Enquanto, para as meninas Maria, Anna e Angela são os nomes mais utilizados.

 

Os nomes mais populares na Puglia

Giuseppe tem origem hebraica e tem diferentes significados, entre eles “aumentar e alcançar”. Presente no Antigo e no Novo Testamento, ainda é o nome mais popular da Itália, mas em declínio. Francesco deriva do latim, “pertencente ao povo dos francos”. Francesco tornou-se muito popular graças a San Francisco de Assis, o principal patrono da Itália. Nicola tem origem grega “vencedor do povo”. Muito popular em Bari devido ao patrono San Nicola cujos restos estão sepultados na basílica no centro histórico de Bari.

Maria é o mais tradicional nome bíblico feminino. Possui uma origem hebraica e significa “aflita e amargurada”, mas também “senhora, amada, querida”. É o nome mais difundido no mundo. Anna vem do hebraico e significa “graça e graciosa”. Os romanos veneravam na primavera uma divindade lunar, chamada Anna Perenna. Na tradição cristã, Anna era “somente” a mãe de Nossa Senhora. Angela (como Angelica), deriva do latim e significa “mensageira”. Na tradição cristã, os anjos são mensageiros de Deus, razão pela qual o nome é tão difundido.

Por fim, no sul da Itália, entre os nomes masculinos citados acima Alessandro e Antonio estão também entre os preferidos. Enquanto, entre as meninas Giulia e Sofia estão em ascensão nos últimos anos.