Não podemos falar dos Montes da Daunia sem falar do panorama de Sant’Agata di Puglia. Perto da fronteira com a Campania, Sant’Agata di Puglia está sobre o Subappennino Dauno a 800 m de altitude cercada de verde por todos os lados. A cidade é chamada de “la Loggia delle Puglie” pela espetacular vista panorâmica da Daunia e do Tavoleire delle Puglie, principalmente do terraço da Piazza XX Settembre. Quando o céu está limpo é possível ver o Gargano e o Mar Adriático.

 

 

O Panorama de Sant’Agata di Puglia

A pequena cidade é todo o centro histórico, mas o Parco Urbano delle Opere in Pietra é o núcleo de casas e portais feitos de pedras. Todavia subindo as ruazinhas da cidade medieval se chega até o Castello Imperiale, o símbolo da cidade, no ponto mais alto da colina. Sant’Agata di Puglia conserva duas muralhas medievais. A mais antiga protegia o castelo. O Museu Etnográfico preserva as tradições e costumes de Sant’Agata di Puglia através de objetos antigos e fotografias. A cidade recebeu o premio Bandiera Arancione do Touring Club Italiano pela preservação da sua história.

A igreja mais importante é a barroca San Nicola. Enquanto a Igreja de Sant’Andrea é a mais antiga. No entanto, na Igreja de San Michele Arcangelo os habitantes se reúnem na capela dedicada a San Biagio para a Festa di San Biagio, o padroeiro da cidade, no dia 3 de fevereiro. A Festa di Sant’Agata é dia 5 de fevereiro. Em dezembro, a Fiaccolata di Natale é um evento que deixa toda a cidade iluminada por tochas romanas.

Certamente Sant’Agata di Puglia é conhecida também pelos seus produtos artesanais. Destaque, principalmente, para o azeite de oliva extra virgem DOP Dauno. Visite o moinho subterrâneo da Famiglia Nova, do século XVI. A Associazione Internazionale Slow Food deu o título a Sant’Agata di Puglia de “Città del Buon Vivere“. Sant’Agata di Puglia faz parte do projeto “Borghi della Lettura” que valoriza alguns espaços da cidade dedicados a leitura e turismo, por exemplo, a Bibliocabina e a Piazzetta della Lettura.


Província: Foggia
Habitantes: 2.000
Mapa