Monopoli é única, como diz o seu nome (mono polis), porque tem história, natureza e, principalmente, muito turismo. A 40 km de Bari, Monopoli e as praias de Capitolo estão se tornando um importante centro turístico da Puglia. Além da sua beleza, a cidade se destaca pela oferta de hotéis e restaurantes, e pelos preços mais acessíveis (em comparação com Polignano a mare).

Primeiramente, o porto de Monopoli era muito importante para as rotas comerciais do mediterrâneo, no século X. À beira mar, o Castelo di Carlo V, construído durante a dominação espanhola, e uma antiga muralha formavam a defesa da cidade com torres e canhões. A orla San Salvatore percorre toda a muralha do porto até a praia de Porta Vecchia. A Porta Romana é um dos acessos ao centro histórico pelo porto antigo, onde se destacam os arcos e janelas do Palazzo Martinelli do século XVIII.

Na idade média o território de Monopoli compreendia Alberobello, Cisternino, Fasano e Locorotondo. Fora dos muros da cidade o território era dividido em “contrade” (distritos). Embora tenha 91 contrade é também chamada de “a cidade das 100 contrade”. As contrade são repletas de igrejinhas, trulli e masserie, por exemplo, a belíssima Masseria Spina. A Loggia del Pilato, na contrada Impalata, na estrada para a Selva di Fasano, é um mirante natural de onde se tem uma vista panorâmica de toda a zona.

 

A cidade velha de Monopoli é única

Entre as tantas igrejas de Monopoli, destaque para a Cattedrale di Santa Maria della Madia, a padroeira da cidade. Reformada em estilo barroco no século XVIII, um muro de 33 m de altura, chamado muraglione, foi construído à direita da catedral, para proteger do forte vento que vem do mar.

O belo Largo Palmieri com o palácio homônimo e a Chiesa di Santa Teresa é uma típica praça pugliese. Todavia a Piazza Garibaldi é o lugar ideal para tomar um café ou um aperitivo. Enquanto, perto dali, está o afresco de San Nicola na Chiesa Rupestre di Santa Maria Amalfitana, esculpida na rocha por um grupo de marinheiros náufragos de Amalfi. Contudo a praça principal da cidade e uma das maiores da Itália é a Piazza Vittorio Emanuele II. Também chamada “Borgo”, a praça está a poucos metros de um dos acessos ao centro histórico.

 

As praias de Capitolo

Enquanto as enseadas de Monopoli são de pedras, Capitolo, ao sul, possui enseadas e praias de areia. Os lidos privados e trechos públicos de Capitolo são os preferidos das famílias e jovens durante as férias. Em outras palavras, Capitolo é o point do verão da Terra di Bari, a “Rimini do Sul”, onde os lidos e boates organizam festas de dia e à noite durante toda a estação.

 

Como chegar em Monopoli

Enfim, Monopoli está a 40 km de Bari e a 8 km de Polignano a Mare. De carro, saindo de Bari pegue a SS16 (direção Brindisi/Lecce) até Monopoli. De trem, a viagem dura, 40 min e o bilhete custa 3,20€. 


Província: Bari
Habitantes: 48.000
Mapa