Lucera – a Chave da Puglia – assim foi chamada pela sua posição estratégica. Foi a primeira colônia romana na Puglia e onde Federico II montou o seu exército de sarracenos.

 

Lucera se localiza sobre três montes de frente ao Tavoliere delle Puglie. Samnitas, romanos, lombardos, bizantinos e suábios guerreavam pelo território. Enriqueceu-se com os impostos da migração dos rebanhos que passavam pelo Tavoliere delle Puglie e tornou-se capital da Capitanata, o norte da Puglia.

 

Centro histórico de Lucera, Piazza del Duomo

O que ver em Lucera – a Chave da Puglia

Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico fez de Lucera a sua residência imperial. Luceria Saracenorumuma foi uma colônia com 20.000 sarracenos que formaram a base militar e a guarda Imperial de Frederico II. No entanto, após a sua morte, Carlo I, Conde de Anjou, com o apoio da Igreja arrasou a cidade. Cercou a cidade com muros, construiu a Fortaleza Svevo-Angioina e restaurou a Lucera cristã. Todavia, hoje resta somente a Porta Troia, uma das entradas da antiga cidade, e as ruínas da fortaleza.

Certamente a Piazza Duomo é o centro da cidade. A gótica Basilica Cattedrale di Santa Maria Assunta foi construída onde estava uma mesquita. Veja também a igreja Chiesa di San Francesco d’Assisi.

Alguns edifícios nobres conservam esplêndidos pátios, móveis suntuosos e afrescos originais, por exemplo, o Palazzo Mozzagrugno ou Palazzo di Città, o mais imponente da cidade. O edifício abriga a Prefeitura, a Biblioteca e o Teatro Garibaldi, que se parece com o Teatro Petruzzelli de Bari. O Palazzo di Nicastri-Cavalli é a sede do Museu Cívico Giuseppe Fiorelli. O acervo do museu possui cerâmicas gregas, mosaicos refinados e, principalmente, uma coleção de moedas romanas, bizantinas e medievais.

 

Anfiteatro romano de Lucera

A Villa Comunale é o lugar ideal para se ter uma panorâmica do Tavoliere delle Puglie. Enquanto fora do centro, o conservadíssimo Anfiteatro Romano do século I a.C. para até 18 mil espectadores é um dos maiores do sul da Itália.

Enfim, Lucera é uma cidade que está um pouco fora dos circuitos turísticos, mas pode ser, também, o ponto de partida para descobrir as cidades da Daunia e do Tavoliere delle Puglie.


Província: Foggia
Habitantes: 33.000
Mapa