La Guida Blu di Legambiente e Touring Club Italiano identifica e classifica trechos da costa, localidades litorâneas e, principalmente, elege o mar mais bonito da Itália.

Há mais de vinte anos La Guida Blu di Legambiente e Touring Club Italiano estimula e orienta as férias de quem prefere escolher o seu destino de verão, principalmente, em nome da responsabilidade e da qualidade ambiental. No entanto, os trechos e as localidades selecionadas de toda a Itália são premiadas com, no máximo, 5 Vele da Legambiente (1 é a pontuação mínima e 5 a máxima). Em outras palavras, como se fossem estrelas. Todavia o prêmio é concedido com base em uma série de critérios ambientais baseados em análises e dados estatísticos dos territórios que preservam, por exemplo, o valor natural da paisagem local e da qualidade da água, além dos valores histórico e artístico, gastronomia e serviços oferecidos aos turistas.

Portanto, se você está se programando para curtir o mar mais bonito da Puglia (Apúlia, em português), no sul da Itália, a Guida Blu di Legambiente e Touring Club Italiano pode ser uma boa idéia de base para a criação do seu roteiro de viagem de férias no salto da bota.

 

Guida Blu: 2023

5 VELE

Nardò (Le)
Vieste (Fg)
Porto Cesareo (Le)

4 VELE

Melendugno (Le)
Castro (Le)
Andrano (Le)
Tricase (Le)
Racale (Le)
Ostuni (Br)
Monte Sant’Angelo (Fg)
Mattinata (Fg)
Carovigno (Br)
Polignano a Mare (Ba)
Manduria (Ta)
Chieuti (Fg)
Gallipoli (Le)
Fasano (Br)
Monopoli (Ba)
Isole Tremiti (Fg)

3 VELE

Vico del Gargano (Fg)
Otranto (Le)
Castellaneta (Ta)
Ischitella (Fg)
Diso (Le)
Ginosa (Ta)
Vernole (Le)
Sannicandro Garganico (Fg)
Bisceglie (BAT)
Santa Cesarea Terme (Le)
Salve (Le)
Patù (Le)
Gagliano del Capo (Le)
Castrignano del Capo (Le)
Barletta (BAT)
Trani (BAT)
Margherita di Savoia (BAT)
Maruggio (Ta)
Rodi Garganico (Fg)
Pulsano (Ta)
Lesina (Fg)

2 VELE

Ugento (Le)
Peschici (Fg)

 

Enfim, a Legambiente é uma associação ambiental italiana sem fins lucrativos, mas com o grande objetivo de proteger o ambiente para ser ter qualidade de vida em uma sociedade mais justa e solidária através do monitoramento da qualidade ambiental ao longo da costa e das cidades italianas. Enquanto o Touring Club Italiano organiza em toda a Itália o programa de desenvolvimento turístico nas cidades com menos de 15 mil habitantes.