WWF na Puglia é uma organização que, com a ajuda dos cidadãos e de empresas e instituições, protege e conserva os sistemas naturais do salto da bota. Em outras palavras, os oásis WWF protegem muitas áreas naturais da caça e da especulação imobiliária na Itália e no mundo.

 

WWF na Puglia

WWF na Puglia: Torre Guaceto

O Oásis de Torre Guaceto está localizado nas cidades de Carovigno e Brindisi. Certamente, é um dos trechos mais bem preservados do litoral Adriático, com pântanos, dunas e uma Torre Sarracena.

 

WWF na Puglia

WWF na Puglia: Le Cesine

O WWF Le Cesine Oásis é um das áreas naturais mais importantes do sul da Itália que se estende de Brindisi a Otranto. Formado, principalmente, por dunas e zonas pantanosas o Oásis Le Cesine é uma das principais rotas migratórias e hospeda muitas aves aquáticas. A sede Le Cesine é na cidade de Vernole (Lecce).

 

WWF na Puglia: Lago Salso

O WWF Oásis of Lago Salso é uma área úmida costeira do Golfo de Manfredônia que acolhe muitas espécies de aves. O Oásis esta na cidade da Manfredonia (Foggia) e faz parte do Parco Nazionale del Gargano.

 

Monte Sant’Elia

O WWF Oásis Monte Sant’Elia, em Massafra (Taranto) é uma área montanhosa na Murgia com vista, por exemplo, para os cânions e para o Golfo de Taranto.

 

Gioia del Colle

O oásis “Cesare Soria” está localizado em Marzagaglia, na cidade de Gioia del Colle (Bari). Entretanto, a área natural se localiza a poucos metros do Parque Natural Regional Terra delle Gravine.

 

Bosco Romanazzi

O Bosque Romanazzi se localiza nas cidades de Gioia del Colle e Putignano. Embora, localizado na província de Bari, o oásis preserva, por exemplo, os trulli, muros secos de pedra e oliveiras centenárias típicas do Valle d’Itria.

 

Il Rifugio Melitto

Por fim, o Oásis WWF Refúgio Mellitto é um típico ambiente murgese (do interior da Puglia) com bosques de carvalhos centenários. No entanto, é um exemplo de ambiente de estepe típico da Murgia a 400 metros acima do nível do mar. O Oásis está localizado em Grumo Appula (Bari).

 

Fonte: wwf